26 de dezembro de 2024

CONGRESSO INCONSTITUCIONAL

O golpe neofacista no Brasil produziu a aberração de um Congresso eleito por orçamento secreto. Agora, em maioria no Congresso, se sente no direito de exigir a continuação desse crime. A Suprema Corte de justiça do Brasil (STF) na pessoa do ministro Flávio Dino, não pode compactuar com o descumprimento da Constituição, onde as emendas parlamentares constituídas de recurso público precisam determinar seu destino e valor. Os parlamentares do orçamento secreto não aceitam e ameaçam paralisar o país, deixar sem saúde, educação, salário, etc, duzentos e quinze milhões de brasileiros. Fato inédito no Brasil e no mundo um Congresso exigir o desrespeito à Constituição tão descaradamente, fazendo de refém toda a nação. O Congresso afastou dois presidentes eleitos (Collor e Dilma), alegando desrespeito à Constituição. Como obrigar os outros poderes a descumpri-la?

24 de dezembro de 2024

O IMBRÓGLIO DAS EMENDAS

O Congresso Nacional duas vezes cassou o mandato de dois executivos (Collor e Dilma) alegando descumprimento da Constituição. O que acontece quando o Poder Legislativo, no caso, Congresso Nacional desobedece a Constituição? O ministro do STF, Flávio Dino, suspendeu o pagamento pelo executivo das emendas parlamentares, ditas SECRETAS, com uso de recursos públicos, caso esse Poder não informe valor, autor e destino da EMENDA, dando transparência que a Constituição exige. Está aberta uma complexa e inédita situação, onde a Suprema Corte, Poder Judiciário, não pode recuar ou abonar uma situação clara de infringência a Constituição, assim como, o Poder Executivo também está impossibilitado de fazê-lo. Há limites para impedir o Congresso Nacional de exigir descumprimento da Constituição e paralisar ou tornar refém de seus interesses um país e milhões de pessoas? O que prevê a Constituição nesse caso?

18 de dezembro de 2024

O OCASO DO MERCADO

A falência do modelo de economia de mercado financeiro, ditada pela realidade, está trazendo sobressalto, ódio, violência, ameaça e golpe à democracia no mundo ocidental. Uma elite de bilionários, banqueiros distantes da produção estão por trás desse NEGACIONISMO, do genocídio em Gaza, eleição de um neofascista na Argentina, um condenado por 34 crimes para presidente dos EUA. No Brasil não contavam com a derrota de Bolsonaro por Lula, mas elegeram um Congresso reacionário, negocista, aprovaram a independência do Banco Central (BC), ou seja, da economia. Controlam a COMUNICAÇÃO, tanto a internet, quanto as TVs. Possuem arma mortal à democracia que são megadados furtados de bilhões de pessoas com seus perfis onde levam DIRETO diariamente mentiras (fakes news) a pessoas desinformadas pelas TVs. Muitos trabalhadores, ativistas e intelectuais não entenderam que nessa guerra mortal no Brasil só LULA, com o apoio e união de todos, pode enfrentar a alternativa do neofascismo.

9 de dezembro de 2024

COMUNICAÇÃO

Marcio Pochmann, presidente do IBGE do Brasil, numa palestra promovida pelo PT faz a denúncia central da nossa fragilidade na COMUNICAÇÃO. As big techs ou gigantes da tecnologia (apple, google, amazon, microsoft, meta entre outras) dominam as informações para seus negócios e naturalmente para impor a política (a democracia) que lhes convém. Essas empresas big techs tem muito mais informações que o IBGE e o presidente da República e, por isso, elegem os Bolsonaros, os Trumps, os Mileis. As milhares ou milhões de ações que Lula está promovendo para a população, principalmente mais pobre, não tem a força e a penetração que as mentiras (fake news) das big techs. Esse é o desafio central para 2026, pois além das big techs tem as TVs desinformando a séculos a população. A mais importante saída para enfrentar esse monstro é passarmos ter pesquisas da esquerda e não da direita para localizarmos onde a mentira está chegando e tentarmos neutralizá-las. Não adianta esperar REGULAÇÃO dessas big techs, pois quem domina os poderes é o MERCADO DOS BANQUEIROS que está em declínio e desesperado, principalmente com Lula e os Brics. A

1 de dezembro de 2024

AS FAKES NEWS DO MERCADO

O mercado financeiro, leia-se banqueiros ou o neoliberalismo, leia-se rentismo (pessoas que só vivem de RENDA de papel e título, sem produzir nada), suas TVs desreguladas, jornalistas e economistas bem pagos insistem em mentir para a opinião pública e o eleitor de que o governo Lula precisa conter os “gastos”, pois isso aumenta a dívida pública. MENTIRA. É exatamente o contrário. Quem tem interesse em aumentar a dívida pública é o MERCADO FINANCEIRO, pois quanto maior a dívida e juros do Banco Central, mais lucros e dividendos recebem dos papeis. O que Lula faz para não aumentar a dívida pública é elevar o PIB, consumindo, corrigindo salários, empregando, concedendo bolsa família, melhorando educação, saúde, moradia, agricultura familiar, farmácia popular, etc, INVESTINDO no trabalhador que CONDENAM chamando de GASTOS e apoiando um Congresso de maioria inimiga do trabalhador.

19 de novembro de 2024

IMPRENSA LIXO QUER MUDAR FOCO DO G20

Não resta dúvida que há muitos golpistas dentro e fora da máquina pública camuflados. Mas o mais perigoso dos golpes é o que a mídia usa como desculpa para desviar debates como esse do G20. É muito estranho levantar a história de golpistas ocorridos em 2022 em plena ENCONTRO DO G20. A mídia golpista e seus promotores devem estar se remoendo de inveja com o sucesso internacional do governo Lula, nesse encontro. As metas debatidas no G20 desagrada a muitos líderes presentes e atinge o próprio modelo de desenvolvimento capitalista atual, NEOLIBERALSIMO. Mas os líderes e suas mídias são obrigados a debater e, até, recuar, pois o que está em jogo é a VIDA NO PLANETA. Os NEGACIONISTAS como Trump, devem estar se contorcendo, até a posse. Milei recuou. Independente do resultado, Lula já venceu ao colocar no colo de todos três BOMBAS RELÓGIOS, fome, mudança climática e governança global. A

17 de novembro de 2024

A FARSA DO AJUSTE FISCAL

Os ativistas e militantes progressistas precisam conhecer os dados para informar à população o que os bilionários, banqueiros, empresários especulativos e sua imprensa lixo estão tramando de cortes contra o trabalhador com a farsa de AJUSTE FSCAL. Primeiro, está errado o nome, devia se chamar AJUSTE DO MERCADO FINANCEIRO (BANQUEIROS). Veja onde o governo Lula aplicou o dinheiro público que querem cortar dizendo se tratar de GASTOS inúteis: BPC (benefício de prestação continuada que paga idosos, deficientes e pobres) 30 bilhões; Bolsa Família 14 bilhões, Unidades da federação 5,5 bilhões; Vale Gás 3,7 bilhões; Farmácia Popular 3,4 bilhões; Lei Rouanet 2,5 bilhões; Samu (socorro) 1,7 bilhão, total 60,8 bilhões. Agora veja quem pressiona o Lula com suas despesas inúteis: Forças Armadas 86,8 bilhões; Incentivos Fiscais as Empresas 97,7 bilhões; Emendas Parlamentares 44,67 bilhões; total 229,17 bilhões.

15 de novembro de 2024

g20 social

A “ficha ainda não caiu” para muitas pessoas, principalmente porque a mídia lixo DESINFORMATIVA e redes virtuais de fakes news, controladas pelos bilionários insistem em EGOISTICAMENTE se preocupar exclusivamente com seus fabulosos lucros, não conscientizando as pessoas da gravidade do quadro que pesa sobre a vida no PLANETA. Esse ENC0NTRO DO G20 sob a liderança do governo Lula do Brasil, tem esse objetivo de salvação geral. Não é exagero dizer que o G20 Social é a última esperança que a humanidade ainda tem para evitar o apocalipse ou seu fim. Três metas de salvação: combate à fome mundial, combate global as mudanças climáticas e reestruturação da governança global para resolver esses problemas. Para financiar esses custos que ameaçam a humanidade, Fernando Haddad, ministro do Brasil, propõe 2% na taxação dos bilionários. Para eles é nada, mas para 8 bilhões de seres é tudo.

13 de novembro de 2024

A DECADÊNCIA DO IMPÉRIO

O marxismo sempre fez questão de deixar claro aos seus leitores que o capitalismo é um sistema de crises, mas sem uma força revolucionária para contrapô-lo a passagem para o socialismo não se dará. O império capitalista atual (EUA) foi arrogante na queda da experiência socialista da URSS, SE SENTIU e lançou manifesto de dominação, o CONSENSO DE WASHINGTON, com regras leoninas do moderno capital (neoliberalismo) que iria dominar o mundo eternamente, ledo engano, não resistiu a 1ª crise (2008/9), endividou o país, se desmoralizou e se arrastou em declínio até a 2ª. eleição de Trump em novembro de 2024. Que esperança pode trazer a seus cidadãos e ao mundo o modelo falido neoliberal gerido por um presidente da República, incompetente, despreparado emocionalmente, CONDENADO por vários crimes e que nega a ciência, a democracia, a globalização, a crise ambiental? Certamente múltiplas crises.

12 de novembro de 2024

AJUSTE FISCAL

Setores da opinião pública brasileira acompanham o esforço que vem fazendo o governo Lula para governar o Brasil para todos. A classe dominante (milionários e bilionários) que se considera DONA do Brasil é contra. Um a herança maldita do Brasil-Colônia e da escravidão. Esses bilionários utilizam métodos que vão do golpe institucional a chantagem econômica. Como fracassaram no golpe do dia 8 de janeiro tentam a chantagem econômica, que tem nome AJUSTE FISCAL. A denominação correta desse ajuste seria AJUSTE NEOLIBERAL, AJUSTE BANQUEIRO, AJUSTE DE MERCADO. Uma imposição imoral do Congresso ligada ao MERCADO ESPECULATIVO DE PAPÉIS. Chantageiam Lula para cortar despesas que atinge o trabalhador, como educação, saúde, moradia, bolsa família, salário mínimo corrigido, etc. São bilionários que não pagam impostos, recebem subsídios e parlamentares que saqueiam com EMENDAS recursos públicos.

11 de novembro de 2024

ONDE ESTÁ A REALIDADE?

O desafio na política será sempre, fazer estudos, leituras para se aproximar e entender a REALIDADE. O que de fato (dialeticamente) acontece com a LUTA DE CLASSE? No século XX o desmonte da URSS desnorteou a esquerda. A direita se sentiu e lançou cinco metas de total dominação no Consenso de Washington. Dentre outros, propõe fim do Estado e suas estruturas econômicas (sindicais) e sociais (demais movimentos) para dominar o mundo. Chega no século XXI com a China e seu socialismo de mercado ameaçando novamente seu poder. Se recompõe, lança a ciência da internet, das redes virtuais e chega com falsas verdades (fakes news) a bilhões de pessoas e seus perfis, vence eleições nos centro mais ricos e importantes. A esquerda ocidental continua desnorteada, mas no Brasil ressurge com algum fôlego rodeada de inimigos. O QUE FAZER? Pragmatismo na cúpula é importante, mas chegar a base, antes das fake news também. e Sá

9 de novembro de 2024

O QUE FAZER?

Há muitas incertezas sobre o mundo atual. A eleição de Trump coloca mais lenha nessa fogueira. O que será o mundo após essa eleição? O que fazer são momentos sempre difíceis que atravessa a política. Todos os revolucionários passaram esse momento, mas recorreram a filosofia e a DIALÉTICA. Economia e história são insuficientes para encontrar respostas. A filósofa e marxista, Marilena Chuai, faz uma entrevista na busca de explicações. O mundo digital muda a forma de ver e pensar a política, tanto a esquerda quanto a direita. E preciso se debruçar mais nessa nova realidade. Todos somos usuários das redes, mas os criadores são os bilionários das plataformas digitais. Nesse momento existe verdade digital e verdade política. Os bilionários buscam a servidão, anulando espaço e tempo, criando a ilusão da liberdade (uberização). Segundo, Marilena Chuai só existe UMA saída para a esquerda: OS MOVIMENTOS SOCIAIS, que se organizam por direitos, muitas vezes identitários, mas esse é o desafio.

6 de novembro de 2024

ELEIÇÃO DAS CONTRADIÇÕES

Muitas leituras com a vitória de Trump. EUA e cidadãos pagarão caro por essa escolha, mas se reconhece estava difícil “Se corresse o bicho pegava, se ficasse o bicho comia”. O capitalismo é famoso por se reinventar, mas entrou em desespero no declínio. O próprio sistema capitalista que o condenou, o abonou e o elegeu presidente. Sistema que diz ser contra. Elegeu um incapaz, apoiado por bilionários sionistas, reacionários. Promete salvar empregos trazendo as indústrias de volta da China e outros países. Implantar pena de morte aos imigrantes criminosos (todos) Se afastar da globalização que empobreceu o país. Condenar a ciência e falsas curas e tratamentos. Atropelar a DEMOCRACIA que o impede de governar. Prosseguir a poluição ambiental que destrói o planeta utilizando energia do carvão e petróleo. Se perdoar dos crimes cometidos. Seria cômico, não fosse sério esse programa suicida do império e vida no planeta.

31 de outubro de 2024

ELEIÇÕES NOS EUA

Impossível fazer qualquer previsão do que vai acontecer com o império norte-americano, após sair o resultado das eleições de novembro de 2024. Duas candidaturas, no mínimo, SURREAIS. Duas candidaturas movidas por bilionários desesperados com seu futuro incerto, já condenadas. De um lado um candidato anticiência, antidesastre ambiental, antidemocrático, antiglobalista, que nega a própria vida. Do outro, a continuidade de um mundo movido por interesses econômicos, guerras, ódio, sionismo, genocídio, que nega a paz. Os dois lados apoiados por um sistema político, uma imprensa e uma justiça decadente, apodrecida. Dos dois lados um é ABOLUTAMENTE imprevisível (Trump), o outro seguindo o mesmo caminho que coloca em risco a vida de oito bilhões de seres. É claro que com a arma do voto primeiro derrotaria Trump, depois lutaria contra o que venceu, antes que acabasse com a vida e o Planeta. Agora, esperar.

30 de outubro de 2024

PEQUENA BURGUESIA

Se diz PEQUENA porque não é burguesia, mas carrega desvios na classe média, não operária. Se junta à esquerda, mas falta PACIÊNCIA política na leitura da REALIDADE, que muda constantemente em seus contrários, dando origem a uma terceira via, isso é a DIALÉTICA. Exige muito estudo e sensibilidade para ver. Lula não se atribui marxista, mas desde a década de 80 vive no topo dos conflitos sociais, com visão e sensibilidade da REALIDADE. A pequena burguesia confunde VONTADE com REALIDADE influenciada pela comunicação burguesa. Ignora um conflito internacional de hegemonia, entre China e EUA, duas potências nucleares, onde GUERRA representa fim da vida. Império nunca recuou na história. Lula é um líder que busca a paz. Não aceita intrigas menores, como ser desrespeitoso à soberania da Venezuela e oposição ao Brics, sendo fundador. A nascente dessa intriga tem origem: ESTABLISHMENT OCIDENTAL desesperado com seu declínio.

29 de outubro de 2024

ELEIÇÕES

No modelo de desenvolvimento capitalista ELEIÇÕES é onde a luta de classe se apresenta mais radicalizada. A classe dominante (bilionários, milionários e bajuladores) não admite derrota, principalmente em país rico (EUA) ou Estado rico (S. Paulo), mas também ocorre em todo o território. Os inimigos do trabalhador cometem crimes variados e são eleitos, reeleitos, usando poderosa rede de comunicação, com DESINFORMAÇÃO E FAKE NEWS contra governos e candidatos progressistas. Como furar esse bloqueio é o desafio de vida ou morte dos trabalhadores, com Lula em ação, mas principalmente no pós-Lula? Um Lula leva 500 anos para surgir. Outro, quase impossível. O desafio do trabalhador está na COMUNICACÃO, informar e formar o eleitor diretamente, Lula tenta, mas são milhões, muito difícil. Com CORRUPÇÃO e falta de caráter os ricos disparam fake news para milhões de eleitores confundindo e atraindo votos.

24 de outubro de 2024

GLOBO É O ÓDIO DE CLASSE

Diariamente a rede Globo apoia a violência contra comunidades pobres alegando droga e tráfico, TODOS traficantes. Justifica covardia e violência policial invadindo e assassinando milhares de inocentes. O mesmo princípio em Gaza e Líbano, TODOS terroristas, merecem morrer. As contradições no modelo de desenvolvimento do capitalismo se acirra e o Globo e a grande mídia são coniventes. Executam GENOCÍDIO em Gaza (Palestina) e Líbano e NATURALIZAM os crimes. Critica a democracia Venezuelana de ditadura, pela cobiça dos EUA nas reservas de PETRÓLEO. Abre a boca para falar em DEMOCRACIA, mas mantém um sistema IMORAL bipartidário de bilionários, além do voto INDIRETO, onde o eleitor é excluído, num sistema anárquico de votação. Inimigos do crescimento do PIB brasileiro, pois não gera dívida e dividendos para seus bolsos. Globo e outras mídias são AVALISTAS dos crimes do império (EUA).

22 de outubro de 2024

PRAGMATISMO SALVADOR

Se existe uma acusação que os inimigos jamais poderão fazer a Lula é OMISSÃO às tragédias mundiais, tanto social, quanto ambiental. Lula esteve presente na criação dos Brics que unificou os países gigantes do Oriente para fazer frente ao unilateralismo dos países gigantes do Ocidente. Em novembro de 2024 liderará encontro histórico do G20 que vai decidir três pautas bombásticas, fim do mapa da fome mundial, tributação dos países mais ricos e nova governança mundial. Em 2025 será a vez de Lula presidir os Brics onde estará sendo decidido outras pautas bombas gigantescas, como a adesão de países aos Brics, nova moeda internacional que dívida com o dólar norte-americano a responsabilidade comercial. Ninguém pode subestimar a capacidade dessas potências nucleares de acabar com a vida na terra, muito menos questionar o esforço gigantesco, aliado ao PRAGMATISMO de Lula, para salvar bilhões de vidas no planeta.

21 de outubro de 2024

OS BILIONÁRIOS

Os bilionários mundiais estão divididos quanto a sustentabilidade de sua unipolaridade. No mundo oito bilhões de seres humanos precisam sobreviver antes que destruam totalmente os recursos naturais e ambientais da terra e, com isso, a vida no planeta. Esse é o “cabo de guerra” que surgiu com os Brics, China, a Ásia, ou seja, na multipolaridade da geopolítica. O império (EUA) e seus bilionários não aceitam dividir a ordem mundial. Em novembro nos EUA haverá eleições, onde se definirá a posição desses bilionários. De um lado, os radicais negacionistas, antiambientalistas, antiglobalistas, antidemocratas, REPUBLICANOS. Do outro, os que exigem a manutenção da ordem até então vigente por meio de guerras, golpes, bloqueios econômicos, genocídios, DEMOCRATAS. Na verdade, os dois lados um escárnio à vida precisam ser derrotados, bem como, seus criminosos MEIOS DE COMUNICAÇÃO e FAKE NEWS.

19 de outubro de 2024

TRABALHADOR

A sociedade é formada de trabalhador (assalariado e classe média) e empresário (pequeno, médio e grande). O trabalhador representa maioria esmagadora da sociedade e é EXPLORADO, o empresário parcela bem restrita, EXPLORADOR. Na atualidade se cria o empresário microempreendedor, concepção que permite a todo cidadão trabalhar por conta própria e entrar no ramo empresarial. Lula, ex-operário metalúrgico, e seu governo fazem gigantesco esforço para reduzir a distância e exploração do trabalhador, corrigindo salário, fortalecendo o Estado social, financiando os negócios, reindustrializando o país, investindo na educação e mão de obra e no crescimento, promovendo consumo, emprego. Vale lembrar que antes de ser negro, mulher, LGBT, evangélico, católico todos são trabalhadores explorados.

14 de outubro de 2024

ISRAEL ESTADO TERRORISTA

O mundo acompanha horrorizado pelas TVs o extermínio covarde israelense do povo palestino e libanês, nada é feito para impedir. A ONU, como sempre, ineficiente. Tudo na mídia é justificado como resposta ao ataque do Hamas a Israel, mas com uma única versão do ataque por Israel. Nesse processo genocida a COMUNICAÇÃO, através das TVs brasileiras (Globo, CNN, Band, Record, SBT e jornais Folha, Estadão e outros) financiada pelo sionismo dos EUA apoia o massacre, sempre citando como desculpa o ataque do Hamas à Israel. Uma imprensa medíocre incapaz de dar uma versão correta aos fatos. Não cita inúmeras provocações de Israel nas terras Palestinas e coloca o Estado SIONISTA e terrorista de Israel como vítima para justificar os bombardeio de escolas, hospitais. Nethanyahu é matador, EUA mandante e mídia conivente.

11 de outubro de 2024

COMUNICAÇÃO

Nunca a comunicação teve papel tão importante, mas perigoso na política com o advento da internet. A comunicação em nenhum momento histórico deixou de ser importante para a classe dominante, mas a singularidade a destaca de outros momentos. É URGENTE o PT precisa nessa mudança de direção em 2025 colocar a COMUNICAÇÃO como prioridade das prioridades. Na última eleição municipal (2024) conseguiu o objetivo de reduzir o poder da ultradireita neofascista bolsonarista, mas criou outro inimigo, a direita que apoiada pelo PT se fortaleceu. Tanto ultradireita como a direita “nadam de braçada” na comunicação. A esquerda foi ultrapassada. Muda ou acaba, principalmente em 2030 quando Lula não está mais. Como passar informações para a população pelas redes, aos novos movimentos com uma linguagem acessível? O povo está desinformado pela elite. Como chegar a informação na realidade deles?

7 de outubro de 2024

PROCESSO ELEITORAL

L No modelo de crescimento do Brasil, capitalista, a luta eleitoral será sempre uma luta de classe, um processo permanente de CORRELAÇÃO DE FORÇAS, entre capital e trabalho. Aconteceu de 1500 a 1889 e com a República é assim de 1900 a 2024, mas realidades diferentes. Lula, entre 2003 e 2024, representa fenômeno histórico. Num vigoroso movimento de massa a partir de 80, sobressai sua liderança. O resto todos sabem. Entre 2016 e 2022 o capital capitulou ao governo do PT e precisou golpear as instituições. Se aliou ao neofascismo (bolsonarismo) e a corrupção (centrão). Lula desfaz a trama e volta. A eleição de 2024 teve o objetivo principal de enfraquecer o neofascismo. Sem o poder capitulam e saem menor. Na próxima (2026) será a vez do centrão. Com Lula é mais fácil, mas o problema é o pós-Lula (2026 ou 2030 e após). Mesmo não sendo marxista Lula é a luta de classe. Um desafio gigantesco para o PT é e será esse.

28 de setembro de 2024

O DECADENTE IMPÉRIO (EUA)

Eivado por contradições no começo do milênio, EUA e aliados, dá início no 11 de setembro de 2001 ao desespero por energia (do petróleo) para manter domínio com seu parque industrial. Montam escandalosa mentira com publicidade de terror autodestruindo duas torres gêmeas fazendo crer ao mundo que países que estivessem contra a exploração de seu petróleo seriam acusados de terroristas e de ditaduras, países com grandes reservas de petróleo, como Iraque, Líbia, Síria, Irã, Venezuela e outros. No Oriente Médio, Israel é indicado xerife da região, armado como potência bélica. Desde então, se torna uma ameaça na região e ao povo palestino ocupando terras, bombardeando civis, cometendo genocídio. A ONU, com sua estrutura de veto, é impotente para mediar o conflito e a mídia brasileira (Globo, CNN, Band, SBT, Record, Folha, Estadão, entre outras), financiada pelos EUA, apoia o genocídio, o mundo entra no luto.

21 de setembro de 2024

MERCADO E INCÊNDIOS FLORESTAIS

É muito suspeita a posição do MERCADO FINANCEIRO e seus seis CATIVOS canais de televisão (Globo, CNN e outros) na divulgação dos inúmeros incêndios, HIPOCRITAMENTE condenando, mas não exigindo punição, nem revelando nenhum incendiário em centenas deles espalhados pelo Brasil qualificados como TERRORISTAS AMBIENTAIS. A suspeição é maior quando o mercado e suas cativas TVs passam a exigir controle fiscal, ou seja, dos GASTOS. Significa que numa guerra, como representa a ambiental, o Brasil deve paralisar a guerra porque não pode ter gastos e se render ao inimigo. Só piada de mal gosto admite tal comportamento. O mais ultrajante, farsante, ditatorial desse MERCADO e suas TVs é saber que o ASTRONÔMICO juros da dívida pública, superior a despesas com saúde, educação, segurança pública, se destina aos banqueiros e especuladores do mercado que não a classifica como GASTO, mas investimento.

17 de setembro de 2024

A CADEIRADA DE OURO

Muitas as leituras da cadeirada de Datena em Marçal no debate de S. Paulo. Na cadeirada Datena encerrou sua jovem carreira política e Marçal engordou em milhões sua conta bancária. É assim a lógica perversa das plataforma digitais privadas liderada pela quadrilha bilionária dos “Elon Musk”. No CAPITALISMO não há novidade, o LUCRO acima de qualquer valor ÉTICO. A comunicação é AUDIÊNCIA, onde está o lucro em qq. Imprensa, tradicional ou rede. Nas redes sociais é maior, liga direto com milhões de usuários e seus perfis capturados. Marçal remunera rede de influencer (cortes) que compartilham mais os CLIQUES da notícia. Resolvida a questão financeira, resta a política, uma consequência de penetração de seu nome em pessoas desinformadas, ingênuas e jovens pelos milhões de celulares onde se informam. A mídia cativa (Globo, CNN, etc) sempre ganha e NATURALIZA o fato. A justiça da elite se cala. O perigo é 2026

16 de setembro de 2024

A CADEIRADA

Muitas as leituras da cadeirada de Datena em Pablo Marçal no debate sobre a prefeitura de S. Paulo. A questão central está, na base do capitalismo, o LUCRO acima de tudo. No caso da comunicação a AUDIÊNCIA, tanto na imprensa tradicional, quanto nas redes sociais, mas as redes com foco científico vai direto ao usuário e explora perfis em milhões de celulares que só se informam por esse veículo, principalmente jovens eleitores desinformados. Ai entra, além da questão financeira, a política, se Marçal convencer que foi vítima. Mais CLIQUES, mais audiência, mais dinheiro. Nesse caso, nada supera um espetáculo de cadeirada no adversário. Fato inédito. Milhões, por razões diversas, vão querer ver. Moral da história: Marçal e plataformas digitais faturam milhões, mídia do mercado também fatura e NATURALIZA o acontecimento, com a justiça dividida e acovardada. O desafio será como REGULAR as redes internacionais? A

12 de setembro de 2024

INCÊNDIOS NO BRASIL

Incêndios no Brasil, tudo levando a crer criminosos, na omissão e na execução. Os mesmos golpistas bolsonaristas NEGACIONISTAS AMBIENTAIS, eleitos no Congresso e nos governos estaduais. Paralelo a esse fogo destruidor falta apoio, principalmente nas maiores redes de INFORMAÇÃO, como Globo e CNN, que, ao invés de colaborar com informações que levem a descobrir e punir os autores criminosos e áreas atingidas, preferem uma INTENSA publicidade TERRORISTA intimidando, ameaçando a população, colocando o governo Lula refém de suas estratégias, ideologias e interesses, se aproveitando COVARDEMENTE em fazer previsões na alta do custo de vida, inflação, juros e queda na produção. O ministro do STF, Flávio Dino percebe a estratégia inimiga e compara à campanha da pandemia, denominando a presente estratégia de PANDEMIA DO INCÊNDIO, propondo mobilização geral no seu combate.

10 de setembro de 2024

SILVIO DE ALMEIDA

Causou estranhamento a acusação de assédio sexual a Sílvio de Almeida, responsável pelos Direitos Humanos do governo Lula. É preciso nunca esquecer que Sílvio sempre teve, pelo menos, três grandes inimigos: SUA COR, SEU CARGO, SER DO GOVERNO LULA e PT. Os inimigos supremacistas brancos (classe dominante e grande mídia) meteram a faca sem piedade. Lula não teve alternativa. Se demorasse para permitir a defesa, sangraria. Clima político que os inimigos almejam para tentar um impeachment. É o caso absurdo da SOBERANIA da Venezuela sendo vilipendiada e os criminosos incêndios florestais que Lula percebe “dedo inimigo”, mas sem correlação de forças para enfrentar. Vive eterno dilema: entrega os dedos ou dá a mão? E ANIELLE FRANCO, o que dizer? dois colegas ministros. Será que o crime cometido a meses (passar a mão) foi tão bárbaro e absurdo que merecia esse linchamento público?

7 de setembro de 2024

DEMOCRACIA E SOBERANIA

Democracia e soberania palavras de conteúdos mágicos que alteram a história da humanidade. DEMOCRACIA é a decisão pelo voto, seja na sociedade com classes (capitalista) e na sem classes (socialista). Democracia e soberania é o que faz Lula combatendo desigualdades e concentração de renda. SOBERANIA é o respeito as decisões de outros povos. Nenhuma nação tem o direito de intervir em outra nação bloqueando (saqueando) seus recursos e produtos, acusando-as de ditadura, golpeando suas instituições, apenas visando seus interesses mesquinhos. Atualmente o mundo com 8 bilhões de seres, maioria passando fome, dá um BASTA na visão unipolar pelos EUA e cria a alternativa dos Brics, com visão multipolar. Enquanto EUA e instituições sob sua tutela (FMI, BM, OMC e até a ONU) desrespeita a SOBERANIA dos povos, China, à frente dos Brics, respeita soberania das nações, financia seu crescimento, independente de ideologia.

30 de agosto de 2024

PAUTA NEGATIVA X PAUTA POSITIVA

Entender o avanço da TECNOLOGIA e INTERNET, principalmente na eleição e o que representa figuras caricatas como Pablo Marçal, Bolsonaro, Milei, Trump. São leituras diversas, mas não se pode negar que com o avanço da ciência tecnológica a PAUTA NEGATIVA, sob controle e domínio da ultradireita, está obtendo uma mobilização nunca vista da massa sobre a PAUTA POSITIVA, sob controle de progressistas e democratas. O discurso do ódio, a destruição, a negação, o chamado antissistema tem apelo. Internacionalmente o 11 de setembro no combate ao terror propiciou esta pauta. No Brasil em 2013, onde tentaram derrotar Dilma. Não conseguiram, mas golpearam as instituições. Com Temer e Bolsonaro a pauta foi negativa. Perdem para Lula na presidência, mas dominam o Congresso. E o FUTURO com internet destilando ódio e morbidez, mas compartilhando lucro, como será 2026, como virar o jogo, como chegar à massa?

27 de agosto de 2024

A CORRIDA PELO BEM E MAL

Assistindo pela TV no mundo o genocídio de Gaza, as provocações da Otan e EUA na Ucrânia à Rússia, ameaças a grandes países produtores de petróleo (Venezuela, Irã), entrevista com Pablo Marçal, na procura de nova versão Bolsonaro, Trump, Milei, Zelensky, Netanyahu, incêndios criminosos, tudo isso dá para perceber que o mundo e o Brasil caminham movidos por extremistas e terroristas perigosos. O mundo em torno de Brics e EUA. O primeiro, financiando países pobres e emergentes respeitando soberania, o segundo, mantendo a velha prática imperialista de “ajuda” com exploração e dominação. No Brasil grupos golpistas ultraliberais e neoliberais usando desinformação, fake news, através de redes sociais, plataformas digitais e concessionárias do serviço público da informação (rádio e TV). Mas aqui, o voto popular foi claro pela soberania e justiça. Há apreensão, acompanhada de otimismo moderado e precavido.

18 de agosto de 2024

LULA E MADURO

Lula fez uma proposta à Venezuela de Maduro: novas eleições e/ou gestão compartilhada com a oposição. Maduro rejeitou alegando a soberania da Venezuela e certamente não estando disposto a entregar seu petróleo, suas riquezas minerais aos EUA. Corina da ultradireita e da oposição venezuelana também rejeitou porque não quer arriscar e perder a eleição para os “comunistas” e dividir poder. Portanto, os dois lados recusaram a proposta de Lula. Agora é “vida que segue”. O mundo vive um momento extremamente delicado e perigoso na questão climática e na geopolítica, que pode acabar com a vida no planeta. Ninguém sabe exatamente o que vai acontecer. Lula busca manter porta aberta nos lados a espera por definições. É estadista, olha presente e futuro. Não é hora para antepor diferenças e marcar posição.

11 de agosto de 2024

ELEIÇÕES NA VENEZUELA

É muita “cara de pau” o adversário de Maduro e TVs ligada aos interesses dos EUA alegar que ganhou a eleição com 70% dos votos, que é o presidente da Venezuela, sem evidências, provas, documentos e mesmo ata, como exige de Maduro. Que contagem é essa que não passou pelas seções eleitorais da Venezuela? Mais grave é EUA e 30 países de orientação opositora, de direita à Maduro corroborar essa farsa em 193 países que compõe a ONU. Tem sido repetitivo na ultradireita (Trump, Bolsonaro) negar a vitória do adversário, seja no Brasil, EUA, Venezuela. Uma atitude golpista, antidemocrática que o mundo progressista não aceita mais. É óbvio que está em jogo a expressiva reserva de petróleo venezuelano, assim como no Iraque, Síria, Líbia, Irã, Venezuela e Brasil do pré-sal. EUA é pirata do petróleo e ameaça TODOS que possuem reservas com seu aparato de TVs coniventes que não respeita a SOBERANIA dos povos.

6 de agosto de 2024

REBECA

Rebeca, sem ter a intenção, apontou onde as TVs, principalmente o Globo que monopoliza as transmissões esportivas, erra. A origem do erro é a mesma, seja na economia, na política, no esporte, busca de audiência e LUCRO. O Globo, desde que uma competição é anunciada, futebol ou atletismo, só vê LUCRO. A medalha ou título de campeão é muito cobrada para manter a audiência. Com isso, desinforma e arrasta a opinião pública que sem querer pressiona os atletas e os deixa nervosos e dificuldade de concentração. Rebeca quando perguntada pela repórter do Globo como havia suportado a pressão, até o momento da conquista do ouro, respondeu “Não visei conquista de medalha, apenas boa apresentação. Medalha é consequência. Tive a orientação de uma psicóloga”. Está esclarecido o segredo de uma conquista de PODIUM: ser surda ou surdo as cobranças que a ganância de lucro da mídia provoca nos atletas.

3 de agosto de 2024

CONJUNTURA INTERNCIONAL

Karl Marx deixou inúmeras lições sobre a política. A mais importante é entender a REALIDADE. É difícil e exige muita ação e estudo. Sem a prática a teoria não funciona. Nesse momento muitas leituras, a esquerda e a direita. Pela direita, os bilionários parecem divididos. Há o lado reacionário, negacionista, racista (sionista), genocida e corrupto, são os ultraliberais (Trump, Bolsonaro, Milei e outros). Há o conservador não negacionista que crê na democracia burguesa, mas tem racistas e genocidas, são os neoliberais. O dilema para a esquerda é como esses dois lados vão se comportar. Vão se unir ou divergir? A nova geopolítica multipolar é o divisor de água. Os ultraliberais entendem que com mentira e fake news derrotam o inimigo de classe. INGENUIDADE. Para que lado irão os conservadores? Refazem seu projeto, se aliam a quem?

2 de agosto de 2024

EUA, A COMPULSÃO POR PETRÓLEO

IRÃ E VENEZUELA, dois países que por possuírem grandes reservas de petróleo e terem se libertado de governos entreguistas pró-EUA sofrem enorme pressão e propaganda negativa por parte de TVs pagas por 0,1 % de bilionários norte-americanos. A compulsão por ENERGIA oriunda do petróleo dos EUA representa ameaça à paz e a vida no Planeta ao desrespeitar avisos científicos sobre o aquecimento global. No Irã as provocações vem do genocida, Netanyahu, primeiro ministro de Israel apoiado pelo sionismo mundial e pelo presidente dos EUA. A Venezuela, apesar de ter o sistema eleitoral moderno, atualizado, realizar constantes eleições e referendos é atacada pela mídia inimiga e EUA, um país que possui o mais antidemocrático e retrógrado sistema eleitoral do mundo, sem regras definidas, sem estímulo à democracia, onde só os bilionários participam.

24 de julho de 2024

ELEIÇÃO NA VENEZUELA

As pessoas devem estar se perguntando “Por que a grande mídia dedica tanto tempo a criticar e questionar a democracia e o governo Venezuelano?”. É simples. Está relacionada a ENERGIA que garante o poderio econômico do império (EUA). Esse o centro da questão. EUA controla a maioria dos veículos de comunicação do mundo, principalmente Globo e CNN no Brasil. São verdadeiros Agentes da CIA infiltrados no Brasil. A Venezuela possui a maior reserva de petróleo do mundo e os EUA quer saquear essa riqueza, como fez com Iraque, Líbia, Brasil (lava jato) e tenta com o Irã, Síria, Venezuela. A Venezuela sofre um BLOQUEIO Econômico, onde falta alimentos, remédio, papel higiênico. EUA saqueou suas reservas internacionais. O mundo não pode continuar cedendo aos interesses bilionários dos EUA, hoje, a Venezuela, amanhã novamente o Brasil. MERCADO e EUA só veem lucro, para eles não existe Pátria, nem povo.

20 de julho de 2024

TRUMP, UM TIRO NO PÉ

Crime, fraude e estelionato eleitoral foi a estratégia que a classe dominante (milionários e bilionários) sempre fez uso para manter o domínio político e econômico do país. Historicamente muda a forma, mas mantém o conteúdo. O eleitor sempre foi enganado, desinformado pela comunicação da ELITE se tornando presa fácil das armadilhas eleitorais e, com isso, se desinteressa e elege INIMIGOS de classe. As plataformas digitais no controle das redes sociais captura milhões de dados do eleitor e aprofunda a mentira sobre a realidade. O ultraliberalismo na posse desses dados elege Trump, Bolsonaro, Milei. No Brasil usa orçamento secreto, fake news com apoio das TVs e elege Congresso inimigo de Lula em 2022. O Planeta, com oito bilhões de seres esgota suas reservas naturais. Ao eleger Trump, um condenado, NEGACIONISTA do clima e da ciência, antidemocrata, antiglobalista, corrupto, EUA estará dando um “tiro no pé”

13 de julho de 2024

MAIS UMA FARSA DE TRUMP

Tudo leva a acreditar que esse atentado ao Trump é mais uma armação política da ultradireita. Muitas versões vão ser reproduzidas pelas TVs. Com Bolsonaro ocorreu o mesmo. Muitas contradições, muitas perguntas sem respostas. A pergunta é muito simples: quem ganha com esses atentados. Claro que Trump e Bolsonaro saem como vítimas. No Brasil Bolsonaro nem precisou ir mais as TVs debater seu programa de governo e enganou 210 milhões de brasileiros. A grande mídia e as TVs farão matérias especulativas reforçando, sem provas, o atentado. Um atentado apenas com barulho de tiro, sem tiro. Depois pode vão aparecer com culpado, vivo ou morto, sem prova. Morto é melhor não precisa de provas. Trump se joga no chão e sai com o ouvido e o rosto ensanguentado. Ninguém verifica nada, cercam ele e o protegem, conduzindo-o para local onde ninguém tem acesso. Para quem domina fake news isso é um “prato cheio”

12 de julho de 2024

O DRAMA DO IMPÉRIO

Nenhum império é eterno. EUA entra em declínio Seus estrategistas falharam na geopolítica tentando atingir a China isolando a Rússia com bloqueio econômico e cerco militar da Otan. Com potência nuclear não se brinca. Haviam tentado golpear a democracia no Brasil e minar a força política da Índia, enfim, atingir o Brics. Fracassaram. O dilema que enfrenta o império está entre provocar uma guerra nuclear, onde ninguém se salva ou aceitar uma bipolaridade na geopolítica com a Eurásia. Não há alternativa. A eleição nos EUA reflete esse quadro político decadente. De um lado, um mentiroso contumaz, antidemocrata, genocida e corrupto, do outro, um neoliberalismo fracassado imposto por golpes e guerras, sob a liderança de um político com traços comprovados de senilidade.

3 de julho de 2024

IMORAL MERCADO

O eleitor para as eleições de 2024 precisa ficar atento. MERCADO defendido pelas TVs, Globo especialmente, são defensores dos milionários e bilionários. Querem JUROS ALTOS para obter lucros vultosos com os títulos da dívida pública e corte de gastos sobre salário, educação, saúde e outros benefícios que atende aos mais pobres. No Poder Executivo o eleitor pobre elegeu Lula e o PT que os defende, mas no Poder Legislativo (leia-se Congresso, Assembleias e Câmaras Municipais) elegeu milionários e bilionários que fazem um verdadeiro “cabo de guerra “contra Lula, contra o pobre. Querem até derrubá-lo, como fizeram com Dilma. Os milionários e bilionários do mercado colocaram o Banco Central autônomo, isso é, independe do voto do pobre, para manter juros elevados, ganharem rios de dinheiro, numa dívida imoral. Em 2024, vote PT, vote pobre.

21 de junho de 2024

CONJUNTURA

Não há mais como negar a realidade “o mundo polarizado chegou ao seu limite na luta de classe. De um lado extrema concentração de renda, do outro, extrema, criminosa pobreza e desigualdade social”. Lançado o debate na defesa de um e do outro. Como fica o NEOLIBERALISMO, seus defensores? Acompanha o NEGACIONISMO reacionário do ultraliberalismo dos bilionários ou não? Esta a contradição principal que polariza ódio: RENDA CONCENTRADA X DESIGUALDADE SOCIAL. Lula faz a leitura da nova ordem, da conjuntura internacional e tem lado. Combate o NEGACIONISMO coloca-se a favor da redistribuição de renda, combate à fome, desemprego, pela transição enérgica. Convida TODOS, sem distinção, a se incorporar nessa RECONSTRUÇÃO pela vida que ultrapassa limites e fronteiras.

17 de junho de 2024

SEM FOME OU COM FOME

Brasil sem fome ou com fome. Esse é o recado no meio de muita desinformação e mentira de fake news que o governo do PT de Lula precisa passar à população. Forças política reacionárias ultraliberais e conservadoras liberais se unem contra o pobre usando um Congresso reacionário manipulado por golpe de Estado, orçamento secreto e fake news. O eleitor pobre elegeu Lula, mas ainda não entendeu como funciona a política, onde o Congresso é poder também. Lula vem fazendo “milagre” na defesa do pobre contra essas forças do mal, mas são forças poderosas de milionários e bilionários, herdadas do Brasil-Colônia escravocrata que insistem em enganar o pobre para obter vultosos lucros, sem trabalhar, travestidos de MERCADO patrocinador da grande mídia e redes sociais do mal, controladas pelo bolsonarismo do crime, da corrupção, do genocídio. A população progressista vai reagir e derrotar esses inimigos que vem desde Cabral.

2 de junho de 2024

CONJUNTURA

Todo brasileiro tem uma leitura da conjuntura que o move ou o demove. Cabe aos brasileiros mais conscientes e progressistas tentar entender o momento político atual. O governo Lula herdou do bolsonarismo um país totalmente DEVASTADO ambiental, social, econômica e politicamente. Em um mandato de quatro anos impossível recuperar tudo. Mas Lula tem experiência e vontade política para RECONSTRUIR o Brasil. Trabalha com prioridades. Quem o elegeu foi o pobre, a mulher, o negro, o gay. Combate à fome e emprego são suas principais metas, para isso, é fundamental o Brasil CRESCER. Crescer para dividir. Viaja atrai investimentos, recupera receitas, reindustrializa, investe no campo. Montou uma equipe preparada e motivada. O inimigo que o cerca é poderoso, mas com ajuda do povo pobre chega lá.

31 de maio de 2024

QUEM É TRUMP?

Fica difícil entender Trump e Biden sem compreender a sociedade dividida em CLASSES dos EUA (bilionários e pobres). Trump representa o nazifascismo e Biden o neoliberalismo. Numa sociedade em que coabitam bilionários e pobres prevalece sempre o interesse do bilionário na DEMOCRACIA. Acontece nos EUA onde a concentração de renda é brutal e a DESIGUALDADE SOCIAL também. Nessa modalidade EUA é ouro. Na renda e no processo eleitoral só bilionários tem acesso. Há, nesse momento, divisão entre os bilionários temerosos com a nova geopolítica, onde a China cresce e divide o poder mundial. Trump financiado pelos bilionários antidemocráticos das fakes news representa uma ameaça à vida e a paz mundial. Biden gerenciando um estado belicista produz guerras. Mesmo numa opção política difícil como essa Biden ainda é o menos pior, pois respeita as regras constitucionais já estabelecidas. Trump não.

21 de maio de 2024

CONTRADIÇÕES DA MÍDIA

O Globo e demais mídias tradicionais estão prestes a entrar num processo contraditório autodestruidor. A primeira contradição, será se opor ao ultraliberalismo nazifascista, antidemocrático, negacionista, genocida, irmão siamês onde a separação do que os une é impossível. A segunda, essa mais mortal, será impedir a devastação ambiental aplicando a política de Estado mínimo, privatização, gastos fiscais antissociais. O Globo, governador e prefeito do Rio Grande do Sul (RGS), vivem esse dilema nessa enchente do RGS. A “cara de pau” tentando explicar que a tragédia no RGS se deu por razões fiscais, ou seja, por priorizar gastos e investimento em detrimento do controle e contenção ambiental. Haja desinformação e fake news para justificar dezenas de vidas e destruição do Estado.

17 de maio de 2024

ENCHENTE, O QUE FAZER?

Apesar do empenho pessoal e humanitário do governo Lula, dos bilionários investimentos para ajudar os refugiados climáticos na recuperação de suas perdas e salvação de vidas humanas e mais a solidariedade de todo o povo brasileiro essa guerra com a NATUREZA não está ganha. Difere RADICALMENTE das guerras convencionais do homem com o homem por poder e lucro. A natureza tem suas leis próprias não definidas pelo homem. É isso que o NEOLIBERALISMO e o ULTRALIBERALISMO jamais entenderão, mas a população precisa entender, pois entende e se conscientiza da gravidade do problemas ou TODOS no Planeta morrem. O VOTO é o único que pode salvar o planeta e a vida não elegendo concepções políticas atrasadas como fizeram no Congresso Nacional brasileiro, por desinformação e fake news. Do contrário não haverá salvação. Abaixo ESTADO MÍNIMO neoliberal, abaixo NEGACIONISMO ultraliberal. Salve a vida!

15 de maio de 2024

BONNER NA ENCHENTE

A enchente no Rio Grande do Sul (RGS) representa uma condenação direta de, pelo menos, duas políticas centrais defendida pela Rede Globo: ESTADO MÍNIMO para o povo e NEGAÇÃO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. O segundo item tem os bolsonaristas na linha de frente, mas o Globo não ataca, ao contrário, prefere à política defendida pelo PT de proteção ambiental. Essa a explicação pela presença do redator-chefe do JN do Globo, William Bonner, na enchente. O Globo está preocupadíssimo com o apoio incondicional do governo federal de Lula aos refugiados climáticos. Prevalecendo essa posição ficará exposta a hipocrisia do Globo e seus indicados políticos, como governador e prefeito do RGS, omissos nas prevenções climática e demais políticas sociais para atender o povo e o trabalhador.

14 de maio de 2024

A ENCHENTE QUE NÃO TERMINOU

A enchente não terminou, é um PROCESSO. Significa que o homem não tem uma conclusão sobre o desastre ambiental total no RGS. O que pode acontecer, o que fazer? Uma coisa é o estrago com mortes, propriedades, produção, etc. outra, o limite da destruição. É preciso calma nessa hora. RGS é lição para todos e precisa ser compreendida na globalidade, não apenas o RGS, mas Brasil. O Brasil se solidarizou na RECONSTRUÇÃO, mas, nesse caso, repetir obras e construções nos mesmo locais será viável? Investir bilhões em obras em locais que podem voltar ser destruídas será o caso? Políticos privatistas e negacionistas corresponsáveis pela tragédia farão as correções necessárias ou estarão apenas de olho na reeleição? Não seria o caso de convocar instituições e técnicos da área, formar uma Comissão para ajudar nessa reflexão?

13 de maio de 2024

"NÃO É HORA DE BUSCAR CULPADOS"

“Não é a hora de buscar culpados” essa desculpa vem desde a descoberta do Brasil em 1500. A elite confiscou riqueza, escravizou o negro, golpeou o estado de direito, torturou, matou, mas nada de punição, um estímulo à impunidade. Ocorre que agora a GUERRA é contra a natureza. Não há acordo, segue leis próprias e será o fim de todos. A tragédia no Rio Grande do Sul (RGS) acendeu a luz vermelha. Políticos que negam as mudanças climáticas, incendeiam florestas, poluem águas, desmontam defesas do meio ambiente, como fez o governador e prefeito do RGS terão de responder a esses crimes. Bolsonaristas desesperado com o apoio de Lula aos refugiados climáticos partem para boicote ao atendimento, com infâmias e uso de fakes news. Com isso, aprofunda o fosso com o eleitor que quer solução rápida aos seus graves problemas e não intriga e ódio

12 de maio de 2024

ASSIM QUE A ÁGUA ABAIXAR

O Brasil após a catástrofe da enchente no Rio Grande do Sul (RGS) não será o mesmo. Não pode mais admitir desinformação, mentiras de fake news que levam milhões a destruição e morte. Não tem o direito de negar a destruição ambiental produzida por desinformações, como Estado mínimo, privatizações criminosas, demonização com GASTOS sociais. Essa é a guerra real que o Brasil nunca assumiu. Não é só RGS, mas o Brasil. A natureza não tem partido, não visa lucro, não faz acordos, não usa fake news. A lição dessa catástrofe é clara: a GUERRA DA RECONSTRUÇÃO não pode ficar nas mãos de pessoas irresponsáveis, eleitas por fakes news. A sociedade mais consciente e responsável assume o controle desse leme ou a vida estará com os dias contados.

10 de maio de 2024

O BRASIL PÓS-ENCHENTE NO RGS

Um modelo oculto de REFERENDO social e AMBIENTAL vai se impondo ao povo brasileiro, após a enchente no Rio Grande do Sul (RGS). O REFERENDO pós-enchente conscientiza e determina prioridades sociais, econômicas e políticas. No social, salvar vidas. No econômico, priorizar recursos aos vulneráveis: idosos, mulheres, crianças, trabalhadores, pequenos produtores. No político CONVERGE esforços dos Poderes à medida que a agua abaixe. A convergência exigirá participação mais transparente do Congresso, prefeitos, governadores, presidente da República. Enfim, do ESTADO. Um afastamento do ESTADO MINIMO e NEGACIONISTA. Refaz as rígidas regras de gastos e abusos das fakes news. Ser forte, democrático, soberano, próximo ao trabalhador.

7 de maio de 2024

A DIFÍCIL REFLEXÃO SOBRE ENCHENTES

O modelo de desenvolvimento capitalista, sob a égide do lucro, destrói o meio ambiente. A enchente no Rio Grande do Sul (RGS) traz desafios aos brasileiros e nações. Historicamente as populações se desenvolveram nas orlas de lagos, rios ou mares. No Brasil o governo federal optou por investir bilhões na reconstrução do RGS, mas o futuro com novas ameaças de enchentes é incerto. De um lado, governantes liberais defensores de ESTADO MÍNIMO sem previsão de recursos orçamentários em áreas sociais e ambientais, como fez o governador do RGS. De outro, ultraliberais negando mudanças climáticas e abandonando ao extermínio e genocídio populações atingidas por tragédias. Lula acredita no estado provedor, mas pouco pode fazer com novas enchentes. O Brasil e o planeta precisam repensar a vida, o futuro da humanidade.

5 de maio de 2024

SHOW DA MADONNA

No mundo em que fake news (mentira) ameaça à democracia, soberania, vida no planeta, destruição do meio ambiente é preciso denunciar o oportunismo da corporação midiática REDE GLOBO nesse show da Madonna. MADONNA é artista consagrada na qualidade artística, quebra de tabus, sensualidade, antirracismo, defesa de gênero que imprime em seus espetáculos. GLOBO não. Instituição conservadora, reacionária, antidemocrática, apoia candidaturas negacionistas (Trump, Bolsonaro, Milei), genocida (Netanyahu). Nesse show Prefeitura (contribuinte) pagou segurança, limpeza, estrutura, patrocinadores (Itaú, Nívea, etc.) audiência e Globo Play cobrará as reapresentações. Abaixo hipocrisia e oportunismo, fora Rede Globo, viva Madonna.

2 de maio de 2024

INFORMAÇÃO, DESIFORMAÇÃO, FAKE NEWS

No Brasil informar a REALIDADE será decisiva no nosso futuro. Pela 5ª vez governo de centro-esquerda ocupa a presidência. De um lado, direita nacional e internacional, querendo derrotar o governo DESINFORMANDO a opinião pública, usando a comunicação tradicional (TVS, rádios e jornais) e a ultradireita usando FAKE NEWS pelas redes sociais. Favorável ao trabalhador governo Lula cria o Canal GOV onde informa centenas de iniciativas socais e econômicas. Mas a cultura das massas foi formada na mentira, difícil mudança rápida, exige consciência de classe. A FORMA superando CONTEÚDO. Reverter esse quadro é um desafio. Cresce, com isso, a atuação dos ativistas progressistas no “boca a boca”, junto as massas, informando a VERDADE.

28 de abril de 2024

FAKE NEWS DA DESONERAÇÃO

Fake news não é só bolsonarismo que usa para conseguir poder. A ameaça de 17 patrões ricos de tirar o emprego, caso não consigam a DESONERAÇÃO (dar calote na previdência) é fake news. Justamente porque possuem muitos empregados não querem pagar a previdência. Com isso, quem vai pagar é o contribuinte da receita (maioria empregado trabalhador). Esses empresários representam uma herança maldita da escravidão colonial. Negam qualquer direito ao trabalho. Se sentem agraciados por Deus para explorar o povo trabalhador. Todo brasileiro se sente no direito de recorrer ao STF quando algo é inconstitucional. DESONARAÇÃO é inconstitucional, porque retira direitos do trabalhador e nega o mesmo direito a outros empresários.

25 de abril de 2024

BRASIL NA GEOPOLÍTICA

A transição mundial de economia unipolar (hegemonia dos EUA) para bipolar (EUA e China) vem causando sérios transtornos, como guerras na Ucrânia, em Gaza e formação da extrema-direita reacionária, antidemocrática e genocida. O governo brasileiro busca chamar a atenção dos principais polos da economia, empresário e trabalhador, não ter sentido sair da influência e submissão norte-americana e cair na chinesa. O Brasil é uma nação rica com extenso território, riquezas minerais, naturais, clima ameno e precisa criar o próprio modelo de crescimento e desenvolvimento; Metas como reindustrialização, educação tecnológica, reforma agrária, tributária precisam contar com o apoio da maioria brasileira para, nesse momento, se firmar como nação livre, democrática e soberana.

13 de abril de 2024

A ERA LULA/PT

Em plena ascensão do movimento operário, na década de 80, Lula se reunia com dirigentes da Volks, Ford, GM como líder sindical e propunha “Queremos patrões fortes, ganhando bem para pagar bem aos operários”. Lula é isso, apesar de críticas de setores da esquerda. No 3º mandato presidencial, Lula permanece aplicando bilhões em programas sociais. Registra nas viagens ao exterior a marca especial de 67 novos mercados para produtos do campo e da cidade. Em 2024, no capitalismo em mutação cabe perguntar à DIREITA NEOLIBERAL, vocês, pretendem continuar no capitalismo selvagem da guerra fria, no “morde e assopra” com acusações de comunista aos defensores do trabalhador se aliando ao neofascismo antidemocrático e golpista ou pretendem participar do projeto BRASIL grande potência exportadora de energia limpa?

12 de abril de 2024

O ANTÍDOTO ANTIFASCISTA

Fascismo (bolsonarismo, trumpismo, mileiismo, Netanyahu e outros) é COMPLEXO e precisa ser entendido para ser derrotado. Tem lado LIBERAL (é ultraliberal) com apoio neoliberal, empresarial e grande mídia (Globo, Estadão, Folha, etc.), mas divide no autoritarismo. Inimigo do pobre, quer eliminá-lo (Netanyahu com os palestinos, Trump com os refugiados, latinos e negros, Bolsonaro com os moradores pobres e negros das comunidades). Ataca a DEMOCRACIA e impõe a sua. Inimigo da VERDADE, se sustenta com fake news nas redes sociais e apoio das plataformas digitais e seus bilionários. No Brasil de Lula a realidade difere do mundo. Gigantesco movimento de massa, da década de 80, criou o PT, Lula e ativistas, chegou cinco vezes à presidência da República. Investiu e investe bilhões em programas sociais. O desafio é a VERDADE e a DEMOCRACIA chegarem aos desinformados. O melhor ANTÍDOTO neofascista.

8 de abril de 2024

NOVA ORDEM

Hoje, revendo a história se percebe claramente que a queda do muro de Berlim trouxe um enorme prejuízo ao socialismo, mas também condenou o neoliberalismo. Os países ricos ocidentais correram para implementar uma nova geopolítica e implantaram o CONSENSO DE WASHINGTON. Um pacote onde viviam 5 bilhões de seres, hoje, 8 bilhões. Um pacote de defesa exclusiva da iniciativa privada e seus lucros. Atualmente 8 bilhões de seres humanos vivem com fome, refugiado, ameaçado pelo clima e menos de 1% usufruindo de toda a riqueza produzida. Impossível manter esse quadro. Bilionários desesperados com nova ordem geopolítica em andamento lançam, através de um controle absoluto dos meios de comunicação, uma política reacionária ultraliberal genocida para exterminar o pobre e acabar com a democracia de impossível execução. Forças democráticas reagem e o mundo político passa por novo ciclo.

6 de abril de 2024

CAPTURA DA INFORMAÇÃO

Muitas leituras sobre a conjuntura política atual, mas uma importante não pode ser desconsiderada: A COMUNICAÇÃO. Se refere a captura da NARRATIVA pelas redes sociais e suas plataformas, em conluio com o sistema de segurança dos EUA e da mídia tradicional no truque da DESINFORMAÇÃO. Essa unidade do mal dos meios de comunicação privados desemboca na reativação do ultraliberalismo negacionista, autoritário, corrupto, genocida para ocupar o principal cargo de mandatário das nações. Está formado um imbróglio gigantesco que pode até levar ao fim da vida na terra, pois, corre por fora a gravíssima questão ambiental. Como fazer para impedir pessoas completamente despreparadas dirijam nações? Em princípio TODOS homens e mulheres mais conscientes estão convocados para integrar a frente DEMOCRÁTICA.

4 de abril de 2024

VOLTA ZÉ DIRCEU

Sempre militando na base leio como de grande importância a volta de Zé Dirceu. É o retorno histórico ao início do PT. O mensalão veio para dividir FORMULAÇÃO POLÍTICA de EXECUÇÃO. A estratégia dos golpistas era dividir o PT. FHC e os neoliberais recuaram em derrubar Lula, lembraram Getúlio e imaginaram “Sozinho e isolado, Lula, não resistirá”. Erraram feio. A genialidade de Lula não o isolou da concepção teórica. Aprendeu a ouvir. Mas há um risco elevado. Lula é temido pela classe dominante nacional e internacional. Os melhores quadros da direita, do capital, sua poderosa mídia de fake news e desinformação querem destruí-lo. Zé Dirceu é quadro competente representa apoio na análise e reflexão da conjuntura nacional e internacional. Um grande reforço. Todos o ouve e respeita. Volta Zé

30 de março de 2024

O QUE É O BOLSONARISMO?

O bolsonarismo é a versão mais atualizada do uso da ciência (internet, redes sociais, IA) de um fenômeno nacional e internacional que se arrasta por séculos: a DESPOLITIZAÇÃO e DESINFORMAÇÃO do povo produzida por bilionários proprietários no campo e na cidade. Terreno adubado contra o povo que não percebe a causa da injustiça e desigualdade originada na CONCENTRAÇÃO DE RENDA por parte de uma minoria (1%). Essa insatisfação produz ódio no povo e os oportunistas bilionários e suas mídias e redes de fake news culpam o SISTEMA, não dizem que o SISTEMA é o capitalismo com seus serviçais eleitos. Muitos pelo trabalhador. Trumpismo, mileiismo e Netanyahu compõe essa tragédia. O único ANTÍDOTO existente é a informação correta efetuada por ativistas políticos progressistas. Em 2024 TODOS em campo com essa missão. 

28 de março de 2024

ESQUERDA PRECISA AGIR

São diversas as intrigas produzidas pela Rede Globo e o capital contra o governo Lula. A falsa questão de DEMOCRACIA acusando a Venezuela de ditadura, como se o Globo e EUA que apoiaram os golpes em 64 e 2016 no Brasil não tivessem responsabilidades, o Pinochet no Chile, a ditadura militar da Argentina e outras. Essa fixação de ódio à Venezuela tem uma razão conhecida, seu petróleo cobiçado pelos EUA, assim como ocorreu com Iraque, Líbia, Irã, etc. A questão da SEGURANÇA PÚBLICA é outra intriga do Globo e da mídia. Querem jogar a opinião pública contra Lula, assim como fizeram no Equador e El Salvador. Há diversas outras em andamento como atiçar os militares golpistas, boicotar o crescimento econômico no Congresso e no BC. Nessa eleição de 2024 os ativistas progressistas precisam ir para as ruas informar ao eleitor sobre essas questões. Lula faz sua parte, mas não pode tudo. A esquerda também precisa agir e já. 

23 de março de 2024

BRASIL E LULA FAZENDO HISTÓRIA

A proposta de Lula no G20 e em outras instâncias internacionais de acabar com a fome e de nova governança mundial vai de encontro ao projeto dos EUA, Europa, suas mídias e instituições. Genocídio e não o combate à fome sempre fez parte do projeto ocidental durante a escravidão, colonização e no pós-2ª. guerra mundial nas guerras promovidas pelo império (EUA). Gaza não é exceção. O ultraliberalismo, com Trump, Bolsonaro, Milei, Netanyahu é uma versão atualizada de genocídio. O objetivo é manter a desigualdade e a concentração de renda. A China representa uma nova geopolítica bipolar. Lula ocupa um espaço central nesse projeto. EUA tenta sair das cordas ao propor hipócrita cessar fogo na Palestina visando minar sua resistência ao exigir liberar reféns. 

20 de março de 2024

MENOS, ESQUERDA!

Muitas leituras sobre a fala do Lula para não trazer 64. Uma pergunta precisa ser feita. Até hoje algum brasileiro fez mais para combater os efeitos de 64 do que Lula, como sindicalista e como político? Evidente que não. Por que Lula evita trazer esse tema para a atualidade? Porque 8 de janeiro foi no seu governo e os inimigos estão vivos, presentes não em 64, mas em 2023, 2024, 2025, 2026. É esse inimigo real entre os militares que está sendo julgado e a burguesia e sua mídia querem ver o circo pegar fogo jogando as forças armadas contra Lula. Lula não pode ir em “bola dividida”. É o único brasileiro em condições de salvar o Brasil da barbárie e do fascismo. A ultradireita avança, no Brasil recuou derrotada por Lula, não está morta, é internacional, tem capital, é muito forte. 

14 de março de 2024

CRIME IMPERDOÁVEL

Há sempre muitas leituras sobre conjuntura atual, mas choca ver como o jornalismo corporativo, seus intelectuais da comunicação tratam e desprezam a vida da humanidade. Como naturalizam a eleição para o pais mais importante do mundo (EUA) e entregam a responsabilidade de milhares de ogivas nucleares nas mãos de quem comprovadamente atenta e não acredita na democracia, na ciência, na erosão do clima, na diversidade cultural? Como apoiam, naturalizam, defendem o assassinato de milhares de crianças, mulheres, civis inocentes palestinas realizadas por um ultraliberal israelense reacionário, sionista? Como apoiam a eleição de pessoas criminosas, despreparadas da ultradireita, cuja a única meta é destruir o próprio país? O futuro ninguém pode garantir nada, mas esses crimes na desinformação e mentira são IMPERDOÁVEIS. 

9 de março de 2024

PESQUISAS SERVEM DE ALERTA

Governo progressista que bate metas, precisa punir golpistas sempre vai ameaçar o bolsonarismo que não é Bolsonaro, mas movimento internacional reacionário de bilionários e sionistas. Estão desesperados com o avanço da China e perda da hegemonia unilateral que EUA ocupa, desde a 2ª guerra mundial. Defende fome, desemprego, guerras. Bolsonarismo, trumpismo, mileiismo se equivalem. Usam a ideologia de classe implantada por séculos com mentiras e desinformações para dominar, manter a exploração. Usam o capital, religião, escolas, mídias, redes sociais. Impedir a massa trabalhadora adquirir consciência de classe. O problema é a ESQUERDA estar consciente, organizada para esclarecer às massas que conquistas do governo Lula só são possíveis graças ao VOTO REAL e não a forças IRREAIS da mentira e do além. 

6 de março de 2024

O DESASTRE ULTRLIBERAL

Corporações econômicas e midiáticas, como o Globo e outras, nacionais e ocidentais, herdarão e pagarão pelos escombros de destruição social e ambiental que provocaram e provocam apoiando integralmente o ultraliberalismo de Trump, Bolsonaro, Milei, Netanyahu, Zelensky. Por onde passa esse movimento reacionário, corrupto, antidemocrático produzido por uma elite desesperada pela perda de hegemonia geopolítica deixa marcas profundas de crimes. No Brasil foi derrotado, na Argentina caminha para ser, mas nos EUA não há estrutura social e democrática para enfrentá-lo. Por se tratar de império a ameaça é mundial. A eleição de Trump certamente vai apressar a queda geopolítica dos EUA, apontar a falência de seu sistema eleitoral, político e de justiça e produzir um tsunami com eleição de criminoso à presidência. 

3 de março de 2024

MÍDIA LIXO

Parcela mais responsável da opinião pública mundial está PETRIFICADA com a ação bárbara do exército israelense atirando e assassinando mais de cem pessoas, ferindo centenas de outras esfomeadas que buscavam alimentos distribuídos em caminhões na Faixa de Gaza (Palestina). No Brasil essa ESTUPEFAÇÃO é extensiva à grande mídia, NÃO REGULADAS pela Constituição de 88 (Globo e outros cinco famílias concessionárias de TVs brasileiras) defensoras desses crimes de guerra e outras barbaridades praticadas pelo governo sionista (exterminador, ultradireitista, racista) do governo de Israel.  A pergunta que não se cala: esses crimes de guerra, omissões, desinformações praticados pelo governo israelense, apoiados pela mídia brasileira ficarão impunes?

28 de fevereiro de 2024

A SEGURANÇA DE LULA

É provável que a sociedade mundial esteja abraçando um CONSENSO de ameaça de vida, onde a contagem é regressiva. Três desafios são indiscutíveis: a DESIGUALDADE SOCIAL gerando um monstruoso exército internacional de famintos vagando pelo mundo, DESASTRE AMBIENTAL mundial iminente com prazo vencido e absoluta FALTA DE GOVERNANÇA GLOBAL que impeça evitar esses desastres. Surgem temores de quem de fato almeja mudança? Tudo está sendo debatido nos fóruns internacionais, a partir de 2023, graças a iniciativa do líder de um país emergente, LULA, e aí se encontra o risco. Com tantos interesses individuais, privados atingidos quem de fato quer mudança? Lula é cada vez mais obrigado a se movimentar. Moral da história: seu risco é proporcional ao tamanho gigantesco do projeto global que abraçou, irreversível. 

26 de fevereiro de 2024

HOLOCAUSTO E GENOCÍDIO

Muitas versões e leituras sobre a fala de Lula sobre o holocausto. O holocausto foi uma leitura da direita internacional para não abordar o Genocídio nazista a 50 milhões de pessoas socialista, comunistas e progressistas. O holocausto transformou o nazismo numa perseguição exclusiva aos judeus, quando não foi. Em síntese coloca o GENOCÍDIO subordinado ao HOLOCAUSTO, extermínio do povo judeu. Lula toca numa ferida aberta ao citar que o SIONISMO do governo israelense, portanto um pais de judeus, comete crimes comparado ao holocausto ao buscar exterminar a espécie, o povo palestino. Há uma defesa dos EUA, Europa, mídia brasileira (Globo e outros veículos vira-latas da comunicação) com esse novo holocausto e genocídio israelense. Esse genocídio um dia terá seus autores e apoiadores de crimes julgados. EUA sente o golpe, recua, propões dois Estados. Netanyahu prossegue o extermínio. Nuremberg faz falta. 

21 de fevereiro de 2024

A DESINFORMAÇÃO DO CONFLITO

Há um EXTERMÍNIO em andamento do povo palestino exibido nas TVs. Conflito histórico que não vem ao caso discutir nesse momento, mas 54 nações africanas, 22 árabes, 35 americanos, 49 da asiáticos, parte europeu e da opinião pública dos EUA pedem fim imediato e criação de dois Estados. Setores midiáticos se isolam, insistem em qualificar o massacre de GUERRA, covardia entre um exército altamente equipado (Israel) e outro desarmado (palestinos) acusando-os de terrorista e justificando o assassinato de milhares de crianças, mulheres, civis, bombardeio de hospitais, escolas, residências, perseguição a dois milhões de pessoas morrendo de fome. As TVs brasileiras mostram, mas desinformam, pregam continuidade, falso terrorismo e factoides como usar o holocausto para atacar Lula por liderar o movimento de paz. 

19 de fevereiro de 2024

O USO DO HOLOCAUSTO

O holocausto foi uma tragédia e não pode se repetir como farsa por parte de setores oportunistas da classe dominante. Livros, filmes, TVs dão sua versão, mas omitem fatos importantes. Primeiro, o inimigo principal dos nazistas, apoiado pela burguesia da época, não eram os judeus, mas os socialistas (comunistas). Segundo, quem venceu os nazista, pagou em milhões de vidas, entrou em Berlim foi a URSS e não EUA ou Europa. E por último, holocausto foi uma violência enorme, mas não supera a colonização europeia, a escravidão africana e outros genocídios em milhões de mortes. A burguesia, na década de 30, usou o combate ao comunismo e permitiu o crescimento nazista, hoje, utiliza o terrorismo e estimula o crescimento SIONISTA de Netanyahu, o ultraliberalismo criminoso e genocida de Trump, Bolsonaro, Milei. 

18 de fevereiro de 2024

O ESTADISTA LULA

O que Lula procura com outras nações pobres e emergentes é “Pensar grande” sobre o planeta terra. O mundo se encontra numa encruzilhada entre a ameaça da deterioração absoluta do clima (jogo sem prorrogação) e a questão da fome e distribuição da riqueza mundial, que também leva a destruição da vida na terra. Sintetizando é o que tenta no seu giro passar aos líderes mundiais. A contagem é REGRESSIVA, pegar ou largar. O neoliberalismo precisa definir de que lado vai ficar, se na aventura ultraliberal, prisioneiro de uma agenda genocida, antidemocrática ou disposto a alguma correção de rumo, como Estado mínimo e rever a herança do sistema Bretton Woods, do pós-2ª guerra mundial, onde foram criados organismos internacionais, como BM, FMI e estruturada a governança mundial, modelo esgotado. 

16 de fevereiro de 2024

GOLPISTAS USANDO A SEGURANÇA

É revoltante o DESCARAMENTO da grande mídia brasileira, (Globo, Folha de SP, Estadão e outros) ao deixar de se ocupar dos inúmeros crimes comprovados de ex-governantes no Brasil, Bolsonaro e sua quadrilha, para se ocupar na fuga de dois criminosos comuns de presídio federal nunca ocorrido. Por trás o ódio que cultivam a governos populares. Não vão sossegar enquanto não atingir seus objetivos antidemocráticos. A estratégia é conhecida, produzir um clima de ameaça geral à SEGURANÇA PÚBLICA das pessoas, como fizeram com o comunismo, terrorismo, corrupção. Aconteceu no Equador e El Salvador. Importante é não subestimar, pois o golpismo está no DNA dessa elite supremacista branca. 

14 de fevereiro de 2024

É O ULTRALIBERALISMO, ESTÚPIDO!

Internet muda a história do mundo. Informação sempre foi usada pela classe dominante (bilionários) para impor sua ideologia de poder, mas a partir do 11 de setembro e 2016 (eleição de Trump) se torna uma ameaça à democracia e a vida no planeta. Bilhões de dados pessoais de pessoas capturados pelo setor privado para comércio (plataformas digitais) e política (Inteligência dos EUA) manipulados criminosamente como fake news para eleger e dar suporte a GENOCIDAS ULTRALIBERAIS reacionários, como Trump e Bolsonaro (Covid), Netanyahu (palestinos). Nessa estratégia geopolítica unipolar dos EUA para derrotar a China (multipolar) está a imposição de poder para manter desigualdade social, concentração de renda e livre manifestação das massas na hora do voto. Esse ciclo da morte precisa urgentemente ser contido. 

6 de fevereiro de 2024

USO DA VIOLÊNCIA

Sistema de inteligência serve para ajudar governantes a obter informações sobre várias áreas da sociedade em benefício do povo. No Brasil, principalmente a partir da guerra fria, o sistema foi capturado pelos militares e EUA no combate a “comunistas” (Lei de Segurança Nacional). Espiona e persegue pessoas críticas e progressistas. Justifica o golpe contra o governo Lula, a espionagem criminosa do bolsonarismo. Na posse de, Lewandowski, Lula fez alusão ao sistema “A violência que se alastra pelo Brasil é MULTINACIONAL, está infiltrada no Estado, justiça, Congresso, empresariado e países”. Só uma inteligência unificada, reestruturada a serviço do Estado pode vencer essa guerra. É preciso atenção para não repetir o uso político a golpes, como foi o comunismo, terrorismo, corrupção e a VIOLÊNCIA, como ocorre no Equador e El Salvador. 

3 de fevereiro de 2024

LULA É BRASIL

Medo é o sentimento que mais paralisa qualquer ser em qualquer atividade humana. Na política é vital e faz a diferença. A história de Lula, retirante nordestino, é a da luta contra a morte. Venceu o medo, raiz da sua coragem. Foi assim no 1º e 2º mandato. No 3º muitos conheceram o bolsonarismo, representante da elite reacionária, inimigo do pobre, presidente do ódio, não mediu esforços em ações criminosas no uso da máquina do Estado para atingir Lula, PT e o pobre. O pobre reagiu, votou em Lula. Restou a dúvida: como agiria Lula com eleitos criminosos? Lula reafirma compromisso com a DEMOCRACIA. O foco é a fome, desemprego, renda. O eleito, governador, parlamentar, partido, representa anseios do eleitor por melhorias, mesmo equivocado no voto, Lula não pode abandoná-los. AGORA É BRASIL. 

1 de fevereiro de 2024

FINANCEIRIZAÇÃO

O problema central do Brasil historicamente é a elite econômica minoritária (1%), vira-lata, submissa à Corte Portuguesa na Colônia e na República às potências (Inglaterra, EUA). Vive no momento do mercado financeiro, faz oposição a governos populares criticando-os como atrasados e voltados ao passado. Atrasado é o mercado, a FINANCEIRIZAÇÃO, pois de 1930 a 1980 o Brasil industrial teve o maior crescimento mundial. A decadência se agrava com desigualdade e concentração de renda a partir de 90 e a FINANCEIRIZAÇÃO. Sucateia indústria, vive da especulação de papéis (ações das SA e títulos da dívida do governo), é antipatriota, nega crescimento, emprego e renda, indústria nacional, propõe Estado mínimo para trabalhador e saqueia recursos do contribuinte para uso exclusivo (corrupção). 

30 de janeiro de 2024

ÓDIO DE CLASSE

O mundo assiste versão histórica do ÓDIO de classe. Ódio existente na colonização europeia, na escravidão africana, nos bombardeios e massacres dos EUA a nações pobres e emergentes, após a 2ª. guerra mundial. Ódio cuja a raiz principal está na exploração, no lucro, na ganância, no individualismo de caráter ao invés de social e coletivo. Enfim, o que Marx chamou luta de classe. Minoria impondo ideologia (ideias falsas de classe) sobre a maioria. No novo milênio essa ideologia de ódio ocorre com o ultraliberalismo autoritário e violento (trumpismo, bolsonarismo, mileiismo) e o SIONISMO (imposição de raça). Mas a história faz história. O SIONISMO GENOCIDA israelense atingiu limites indevidos por imagens aterradoras nas TVs, Essa violência sempre existiu, mas   o povo não via. Agora os supremacistas do ódio terão de recuar. 

26 de janeiro de 2024

TRUMP É SUICÍDIO POLÍTICO

O Globo em editorial escreve que Trump representa um perigo imenso para o mundo. Não fosse o histórico esquizofrênico do Globo, fato real em relação a tudo que representa e escreve, até se acreditaria que essa preocupação existe. A esquizofrenia é a mesma da classe dominante dos EUA.  Ninguém duvida que a maioria   do partido democrata, logo após o veredito eleitoral, irá comemorar a vitória ultraliberal de Trump. Historicamente é como sempre agiu a elite quando ameaçada de declínio, perda de poder. Se une contra o trabalhador. Mas o quadro atual é gravíssimo. Trumpismo, bolsonarismo, mileiismo são criminosos, psicopatas. Não conhecem limites. Na direção do império (EUA) Trump já mostrou que ninguém o controla. Existe de fato ameaça à democracia, perigo nuclear, negacionismo ambiental e vida no planeta. 

23 de janeiro de 2024

MÍDIA TRAIRA

Cada vez mais a mídia lavajatista (Globo, Estadão, Folha de S. Paulo, CNN) se desqualifica com posição entreguista, antinacional e antipatriótica. Avalistas de desigualdades sociais seculares. Tramaram suicídio de Getúlio, golpes a Juscelino e Jango, apoio a ditadura de 64, ao lavajatismo corrupto de Moro, golpe à Dilma, prisão de Lula, eleição do genocida Bolsonaro. Sempre na contramão da história, contra o Brasil. Condenam a Petrobras, a reestruturação da refinaria Abreu e Lima, a nova política industrial do governo Lula. Sem argumentos alegam volta ao passado. Condenam o investimento em produtos e empresas nacionais, verdadeiros “vira-latas”, submissos aos países ricos ocidentais (EUA e Europa). Recursos do contribuinte só os aplicados nos interesses antinacionais. Nada de Brasil 6ª. potência. Brasil só o do atraso, da fome. Fora mídia vendida e traíra. REGULAÇÃO JÁ 

19 de janeiro de 2024

PRIVACIDADE COM O TRUMPISMO

Zuenir Ventura escreveu “1968, o Ano Que Não Terminou”, 2001 (11 de setembro) também não terminou, pois rompeu os limites da PRIVACIDADE de cada cidadão com o decreto “Patriot Act” baixado nos EUA e permitindo ao governo “bisbilhotar” a vida de TODOS nos telefonemas e outros dados pessoais, usando o falso argumento da ameaça terrorista. O confuso ato TERRORISTA da queda das Torres permitiu a classe dominante (bilionários) a captura desses dados, através da CIA. A internet trouxe nova classe de bilionários (das plataformas digitais) que controla totalmente esses dados e negocia com o sistema de segurança dos EUA. Está formada um novo imbróglio e contradição no capital. Os novos líderes (Trump e outros) contestam, pela direita, TODOS os valores constitucionais, econômicos, científicos vigentes até então. Em 2024 dois bilhões estarão decidindo no voto o futuro da humanidade nesse modelo não regulado.  

17 de janeiro de 2024

ENCRUZILHADA NA DEMOCRACIA

O ódio externado por Netanyahu ao povo pobre e trabalhador palestino, exterminando crianças, mulheres, idosos num total que já atinge 31 mil pessoas, destruindo tudo é o ódio de classe, dos bilionários contra os pobres. Esse é o quadro internacional representado pelo ultraliberalismo, pelas redes sociais, usando fake news, o aval da mídia ocidental monopolizada, a segurança dos EUA. Não aceitam o declínio unilateral do ocidente e ascensão da China na nova geopolítica. Pouco importa que esse mundo unipolar se imponha com bloqueios, golpes, guerras para manter a desigualdade e concentração de renda. Em 2024 dois bilhões estarão votando o futuro. O perigo maior eleitoral reside no império (EUA), onde sua estrutura eleitoral que beneficia os bilionários está na eminência de eleger um condenado e até preso à presidência da República. 

14 de janeiro de 2024

EQUADOR

A situação política no Equador não pode ser subestimada pelo Brasil. O presidente atual do Equador foi eleito para completar mandato de outro presidente. Mandato-tampão é sempre perigoso, pois é curto. “Estranhamente” aparece uma arruaça “incontrolável” provocada por traficantes. Rapidamente o governo e a mídia equatoriana transformam a arruaça em “terrorismo”, de crime comum (bandidos traficantes) em crime político (políticos e cidadãos) que interessa aos inimigos da DEMOCRACIA, pois retira liberdades de todos (opinião, reunião, manifestação, organização, etc.) com uso das forças armadas necessária para enfrentar o “inimigo” de todos. Confusa, população aprova. O Brasil passou por isso, usando vândalos para obrigar forças armadas entrarem com uma GLO (controle falso da ordem). Não vão desistir 

13 de janeiro de 2024

MONITORAMENTO DE APOSTAS

O governo está lançando monitoramento sobre as apostas online das bets. O texto taxa ganhos dos apostadores e faturamento das empresas. A lei não é para liberar jogos, mas proteger pessoas. Correta a medida. A modalidade de aposta difere totalmente da MEGA-SENA, onde o governo fica com parcela expressiva do prêmio, inclusive passando de um jogo, quando iniciou para três atualmente. Nesse caso, o monitoramento do(s) vencedor(es) também ocorre? Na mega-sena o valor do prêmio é antecipado o que gera muita cobiça. Na bets o jogador é central e precisa ser monitorado, na mega-sena é sorteado, impossível a fraude. Será? Por acaso, existe monitoramento, mesmo sigiloso, dos vencedores, seu perfil? A auditoria presente nos sorteios realmente audita o sistema ou é apenas formalidade? 

9 de janeiro de 2024

O ATO DO DIA 8

O Ato do 8 de janeiro lembrando a tentativa de golpe à democracia merece leituras. Primeiro, ausências de governadores opositores e do presidente da Câmara Federal. Segundo, a posição do Globo publicando “Lula vê perdão como impunidade”. Nesse caso, o Globo não vê impunidade. A eleição com desregulação das redes produziu divisão política no país e as pesquisas mostram isso. Mesmo com mudanças positivas efetuadas por Lula, em contraponto aos crimes de Bolsonaro, um sentimento cristalizado de ódio permanece. Opinião, em sua maioria produzida e mantida por fake news. Aí reside a ESSÊNCIA do golpe do dia 8 e a vitalidade do autoritarismo e neofascismo. A REGULAÇÃO urgente das plataformas digitais, antes das eleições de 2024, será um termômetro, pode-se afirmar, entre vida e morte da democracia. 

4 de janeiro de 2024

CONTROLE DA INFORMAÇÃO

O controle e a hegemonia da informação sempre foi meta prioritária da classe dominante (milionários, grandes proprietários de terra, de empresas). Informação usada para desinformar, dominar. O novo milênio trouxe a internet (capturada pela classe dominante). Na internet o indivíduo é expoente central, manifesta seu pensamento, convicção, sentimento, revolta. A classe dominante rouba esses dados e perfis (trilhões) e usa em seu benefício comercializando, desinformando, elegendo cumplices, negando a ciência, mudança climática, promovendo guerras, assassinando crianças, mulheres e inocentes. Essa é a verdadeira guerra do milênio. De um lado o exército progressista, democrata, do outro neofascistas, negacionista, ultraliberal. 

3 de janeiro de 2024

DESESPERO NEOLIBERAL

Muita perplexidade com a reviravolta de valores e costumes que a ultradireita autoritária e neofascista está provocando nos países. Foi assim nos EUA, Brasil e na Argentina dentre outros. Não escondem suas propostas, ao contrário, propagam. Atentam contra a democracia, eleições, sonegam impostos, provocam ódio. Crimes que qualquer um iria a condenação e prisão, mas com eles a impunidade prevalece. Está clara a conivência dos neoliberais, da grande mídia, dos bilionários das plataformas digitais. Tudo que os neoliberais não conseguiram impor, nem Thatcher, nem Reagan (política de preço e mercado 100% privado) os ultraliberais vão tentar na marra. Num primeiro momento o voto os derrotou, mas não vão desistir. A luta continua.