28 de outubro de 2008

ERA BUSH

Nos próximos anos o mundo viverá grandes sobressaltos com a Era Bush. Conceitos como democracia e liberdade estarão sob uma ótica ultraconservadora. Democracia a qualquer preço mostra o caráter autoritário desse núcleo. Será imposta onde não houver identidade com os objetivos dos Estado Unidos. Liberdade como sinônimo de privatização. Diz Bush: "O Estado não se metendo na vida das pessoas". A meta é privatizar previdência e todos os serviços sociais. Entregar para a divina iniciativa privada. Fortalecer corporações e a superacumulação é o ideário.
Publicado no Diário do Nordeste em 27/1/05

APOSENTADOS

Nos jornais as manchetes são : "Aposentadorias terão que dar explicações", "Blitz nas aposentadorias". Chamadas e denúncias assustadoras anunciando o eterno recadastramento dos aposentados. Praticamente condenado antes de averiguar. Mais uma falta de respeito com os idosos. Assusta a todos. Afinal, do que se trata? Recadastramento ou inquisição? Lula precisa dar um puxão de orelha na direção. Partem do princípio que tudo é irregular.
Publicado no Jornal de Alagoas em 27/01/05

VACILAÇÕES

Acontece com a base de sustentação de Lula algo semelhante ao ocorrido com FHC: vacilação. Na época o PSDB titubeava e o PFL avançava. O PT nem aí. Com Lula, o mesmo procedimento: PT vacila setores do PMDB e do PFL ocupam espaço. São políticos profissionais com muita estrada de poder. Lula aposta todas as fichas no crescimento sustentado para a reeleição. É rezar e esperar. De qualquer jeito após 2006 o governo e a base serão outros.
Publicado no Diário de Pernambuco em 20/2/05

DESAPARELHAMENTO DOS BOMBEIROS

As imagens de TV mostraram nitidamente, para os moradores da Cidade do Rio de Janeiro e do país, o desaparelhamento dos bombeiros para incêndios em grandes edifícios. Lembra a imagem do bem-te-vi do saudoso Betinho tentando apagar o incêndio na floresta com o bico. Dizia que cumpria a sua parte, mesmo sabendo ser impossível impedir o pior. Portanto, mais uma preocupação para a população desamparada das grandes cidades brasileiras.
Publicado na Tribuna da Imprensa online em 10/2/05

QUANTO PIOR MELHOR

A vitória de Severino Cavalcanti para presidência da Câmara Federal representou um sentimento da oposição e, setores da base aliada, do quanto pior melhor. Um comportamento que atenta contra a democracia. O quanto pior sempre foi pior do que se imagina. Provavelmente o país viverá momentos difíceis por essa decisão. O processo eleitoral de 2006 punirá essa atitude, inclusive do Severino. A única forma de corrigir pela raiz esse e outros males seria a reforma política já. Mas, desse Congresso isso não sai.
Publicado no Jornal de Alagoas em 26/3/05

PRIVATIZAÇÕES

Todo o processo de privatização ocorrido no governo FHC foi, no mínimo, sem transparência e eivado de facilidades questionáveis. Representou o epicentro do neoliberalismo no Brasil. As pressões de grupos econômicos e da grande imprensa foram avassaladoras. Um exemplo é das estradas e dos pedágios. Uma mina de ouro. Contratos imorais entregando para grupos privados o poder de determinar aumentos abusivos. Concessões de 25 anos, nebulosas e obscenas que atingem o direito de ir e vir, tão apregoado pelas elites.
Publicado no JB Online em 7/3/05

ARROCHO SALARIAL

Há dez anos, os servidores estaduais, ativos e inativos, do Rio de Janeiro não recebem, absolutamente, nenhum reajuste. Um recorde na história do serviço público. Garotinho e Rosinha gastam R$ 100 milhões em publicidade difundindo pseudo-realizações para todo o Brasil. Criticam FHC e Lula como neoliberais 1 e 2. Mas, o que é o arrocho salarial aliado à suspensão de concursos? Não é a política central do neoliberalismo e do desmonte do Estado?
Publicado no Jornal de Alagoas em 28/4/05