19 de janeiro de 2009

COMPRA DE BANCOS

Alguns oposicionistas e colunistas neoliberais da grande imprensa criticam o governo pela MP que permite a compra de bancos quebrados. Acusam de viés ideológico e estatizante. Perderam o discurso. Nos Estados Unidos, essa mesma acusação dividiu os ultraconservadores republicanos. Mas estão sendo obrigados a renegar suas convicções ideológicas neoliberais. O sistema financeiro, e talvez capitalista, ruiu. Vem aí uma contagem regressiva de pânico. Acordem!
Publicado no Jornal O Globo em 24/10/08

DESEMPREGO

O desemprego no capitalismo não precisa de crise para acontecer. Mesmo com o alarmante crescimento econômico global entre 2002 e 2007 o desemprego permaneceu inalterável. Com a crise atual a estimativa, previsão inicial, é que 210 milhões ficarão desempregados. Portanto, com ou sem crise, o desemprego no capitalismo é uma constante, uma epidemia.
Publicado na Folha Online em 23/10/08 e Jornal Hoje em Dia em 29/10/08

POLÍCIA

Nessa crise entre polícias em S. Paulo, o governador do PSDB, José serra, foi notoriamente preservado pela grande imprensa paulista. Acusam, como sempre, o PT de insuflar os manifestantes. Imagine se o governo fosse do PT. A acusação seria , no mínimo, de antidemocrático por não receber os manifestantes. Sem dúvida, uma imprensa bem "imparcial" e "apartidária"
Publicado no JB online em 23/10/08

SANTO ANDRÉ

O desfecho trágico do sequestro das duas jovens em Santo André exibe muitas incompetências. Três atores principais precisam rever e mudar suas óticas e ações: o governador, a polícia e a mídia. O governador pela omissão, entregando o caso, exclusivamente, à polícia (lavando as mãos), preocupado com o processo eleitoral. A polícia por seu notório despreparo. Agora, vai usar a perícia e os meios técnicos (nisso são competentes) para acusar o sequestrador das sequelas das meninas. A mídia pela eterna exploração comercial e mórbida da tragédia. O mundo derretendo-se numa crise monstruosa, onde o futuro de milhões está em jogo, e a mídia dedicando exclusividade com um noticiário sensacionalista do sequestro.
Publicado no Jornal O Tempo em 22/10/08

MOMENTO GRAVE DE CRISE

O mundo atravessa um momento grave com a crise dos países ricos. O Estado criticado por eles é o que os vem sustentando. Fracassa, pela segunda vez na história, a teoria de mercado livre, do fim do Estado. Uma utopia capitalista. A esquerda também questionou o Estado, mas por outras razões. A grande tarefa agora (após os escombros) será redefinir o futuro. Afinal, que Estado é viável? O que dá suporte à especulação e ao oligopólio? Certamente que não. Um que respeite a cidadania. a democracia, que seja solidário entre nações, ricas, pobres e emergentes. que valoriza e, até, sa cralize o dinheiro público. Coloque como crime hediondo sua malversação. Enfim, eficaz. Será sonho? Quem sabe.
Publicado no Jornal O Globo em 19/10/08

CRISE NO CAPITALISMO

O capitalismo, dessa vez, não tem justificativa para o seu desmonte. Nem comunismo, nem terrorismo. Marx deve estar eufórico no seu túmulo. Previu que o capitalismo viveria em crise. São infindáveis e imprevisíveis as contradições. Em 2008, os Estados Unidos, a maior potência do capital, apresentam um déficit de US$ 1,3 trilhões. Uma dívida quase impagável. Socorreu os banqueiros e afogou-se. Agora, vem o dilema: onde cortar gastos? Provavelmente nos programas sociais, assistência, saúde, previdência, etc. Onde será o limite da paciência do americano?
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 19/10/08

CONTRADIÇÃO

O capitalismo é muito contraditório. Nessa crise americana quem faliu foi o mutuário. Mas, a ajuda financeira de US$ 850 bilhões vai para o banqueiro. Aliás, o responsável pela inadimplência do mutuário. Dessa forma, quem provocou a crise é compensado com recurso do lesado. O mais grave: recebe ajuda do Estado que combate. Inclusive, no pacote aprovado o Estado dá isenção tributária, ou seja, reduz sua receita. Como pretendem superar a crise com o Estado falido e o contribuinte endividado? Com a palavra os neoliberais.
Publicado no Diário Catarinense em 15/10/08

LULA 3

Lula devia rever sua neutralidade na campanha eleitoral. Devia saber que quem devia ter e não tem neutralidade é a grande imprensa, do Rio e S.Paulo. São veículos de linha conservadora e têm como princípio um combate permanente ao PT. No Rio, um aliado, e em S. Paulo, uma petista sofrem um massacre de campanha contra. Falsamente imparcial.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 15/10/08

DESESPERO NEOLIBERAL

Todo o pânico e desespero decorrente da crise mundial está restrito, até o momento, ao setor financeiro e seus meios. Objetivamente ao mercado produtivo. O cidadão, o contribuinte ou a famosa opinião pública não entende nada. Felizmente a conta ainda não chegou no seu colo. Mas, vai chegar. O capitalismo e seus líderes estão despudoradamente desviando trilhões de dólares e euros do setor público para cobrir rombos privados. Recursos de salários de servidores (civis e militares, aposentadorias e demais benefícios sociais da população. Uma bola de neve perigosa.
Publicado na Agência Sebrae de Notícias em 14/10/08 e Diário Catarinense em 15/10/08

CRISE 3

Essa crise terá muitas leituras. Primeiro, é uma crise dos ricos e provocada pelo país mais poderoso do mundo. Segundo, até agora, o pânico é dos investidores, especuladores e seus meios.Terceiro, não é verdade que o prosseguimento da crise é decorrente do pânico e da falta de confiança. Isso é consequência. A causa principal é a orgia e falta de regulamentação do capitalismo financeiro. É uma doença decorrente da superacumulação. Não tem cura. O tratamento de choque restringe-se as reservas dos Estados ricos. Mas a ganância superou-os. O Brasil e outros emergentes só têm uma alternativa: cortar, até for possível, os vínculos de mercado e moeda com os ricos para não afundar junto. Ao contrário do que propõem os ricos e FMI.
Publicado na Folha online em 9/10/08

CRISE MUNDIAL

A crise econômica tem um lado positivo: mostra as vísceras do modelo de desenvolvimento capitalista, irresponsável, selvagem e depredador. Se quebrar o capitalismo e seu império valeu a pena. A preocupação é com aqueles que não participam das benesses, mas pagam a conta dos prejuízos. Aliás, isso ocorre com ou sem crise.
Publicado no Jornal O Globo em 8/10/08

CRISE CLIMÁTICA

A grande lição desta crise é que a esmagadora maioria da população não ouve. Só quando os fatos acontecem é que acorda. Aí já é tarde. O pior é que a crise mais grave está para acontecer: a climática. A contagem é regressiva. Mas a sociedade continua surda. Muitas razões: falta de cultura, manipulação de informação e crenças religiosas que alienam.
Publicado clipping do partido verde e JB em 6/10/08

CRISE 1

A oposição e seus meios estão sem discurso. Até o neoliberalismo deles faliu. Agora, resta torcer para a crise econômica mundial não quebrar o Brasil. Criticam Lula por minimizar a crise. Querem o presidente criando pânico na população. Nem Bush, que é especialista em aterrorizar, teve esse comportamento nos Estados Unidos. E lá é o epicentro.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 8/10/08

DESMATADORES

Carlos Minc, ministro do Meio Ambiente, não dever se retratar nem pedir desculpas na divulgação da lista dos maiores desmatadores da Amazônia. Se o Incra desmatou em 2006, 2007 ou no passado não importa. O crime é hediondo. Parabéns, Minc, pela lista. O mundo precisa conhecer os nomes dos principais criminosos do aquecimento no Brasil. Lula precisa apoiar Minc. A sociedade precisa entender: a crise de Wall Street é grave, mas atinge o lado social e econômico do mundo. A crise de desmatamento da Amazônia atinge a vida na terra. É difícil entender a diferença?
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 5/10/08

Capitalismo

O capitalismo é destrutivo, mas felizmente, também, autodestrutivo. Não é eterno. Nos Estados Unidos destroem os sistemas financeiro e bancário. No Brasil, seu maior patrimônio: a Floresta Amazônica. É assim em todo o mundo. O lucro acima de qualquer coisa. Enquanto existiu a URSS, o temor ao comunismo, houve algum escrúpulo. Com seu fim, desandou.
Publicado no Jornal O Globo em 1/10/08