1 de maio de 2009

POLÍCIA

É notório que a polícia perdeu a confiança da população. O envolvimento com o crime contaminou a estrutura. Uma falência geral. A corregedoria que deve corrigir não funciona. Mas, a polícia não é a única responsável. O Poder Legislativo omite-se na elaboração de leis punitivas e sumárias para crimes policiais. O Poder Executivo mantém a estrutura e gestão (vícios) da época da ditadura. Para completar salários ridículos para os subalternos (outra herança da ditadura). Um estímulo à corrupção. Enfim, um me engana que eu gosto.
Publicado na Gazeta Online de Vitória e Diário da Mnhã (Goiânia) em 25/4/09

FALTA DE CRITÉRIO

Setores da mídia agora criticam a relação do Estado com essas instituições. As ONGs e OSs (organizações sociais) são criaturas do projeto neoliberal. Constituídas com objetivo de reforçar o desmonte do Estado. Ao contrário dos sindicatos, das associações de moradores e outras, não possuem representatividade, mas recebem de governos eleitos milhões/bilhões em recursos públicos, sem critério e sem controle. Uma anomalia. Infelizmente, falta vontade política para reformar a gestão pública, torná-la profissional e eficaz, inclusive rever a ineficiente e deformada estabilidade.
Publicado no Diário da Manhã em 1/05/09

DECLÍNIO

É difícil saber o início do declínio de um império. No caso dos Estados Unidos não é excessão. Mas, sem dúvida, a eleição fraudada pelos conservadores a favor de Bush é marco histórico. Perdeu-se a compostura e limites. Veio a montagem do Word Trade Center e o lançamento de um novo inimigo, o terror. A partir daí, a mentira para invadir o Iraque, a tortura, a espionagem, as crescentes despesas com segurança, a anistia tributária dos ricos, o endividamento do país e do povo, o mercado livre, a falência.
Publicado no Diário da Manhã de Goiânia em 26/4/09