6 de junho de 2019

SOBRE A CONJUNTURA

O que intriga e dificulta entender o desfecho de tudo que está acontecendo no Brasil é o ineditismo da situação, da realidade. Não vivemos, nesse momento, a bipolaridade da guerra fria e os efeitos imediatos da 2a. guerra mundial. No Brasil, nada comparável ao passado do PTB de Getúlio e Jango e seu desenlace. PT não é PTB e Lula não é Getúlio ou Jango. O fato marcante e decisivo são os treze anos de mandato presidencial com boa gestão pública atingindo, pelo menos, um terço dos brasileiros, apesar do PT e Lula não terem explorado politicamente a gestão popular desses treze anos. Para o povo a gestão faz a diferença. Para as elites não, ficam cegas no seu ódio de classe. Outra diferença com o passado é Lula enfrentar o inimigo, sem abandonar o front, além do fato de ser inocente e não ter provas contra sua perseguição e prisão. Isso o qualifica mais.
O outro fato é encontrar uma área da administração pública que Lula e o PT não tenham semeado e adubado com boas medidas. Está registrado no dia a dia de todos e mesmo a intriga e a propaganda do inimigo não consegue anular, embora poderosa. Aí reside a principal contradição: o inimigo com toda a montagem do golpe está com pouco espaço para manobrar sua política. Tudo isso sem contabilizar a decisão de última hora de eleger um demente e despreparado presidente da República para impedir a vitória do PT e, com isso, favorecer a oposição. O desafio para eles é como levar avante, sem contestação, a aprovação e execução de um projeto genocida? Já seria difícil antes de Lula e do PT, agora muito mais. Cada dia é um dia para eles e para a oposição. O tempo será o termômetro. A elite brasileira, dessa vez, deu um "tiro no pé" ao atropelar a Constituição e eleger a ultradireita, mesmo que fosse o Alckmin. Bolsonaro apressa o processo de conscientização e fortalecimento da oposição. O cuidado agora é organizar a oposição para chegar ao poder, não facilitando a armação e oportunismo da direita, que sempre ocorreu com seu plano B. Mas tbm há outro fato favorável: Lula e seu histórico nessa altura da vida não vai arriscar a queimar sua biografia. Não vai arriscar acordos e e alianças lesivas aos interesses do povo.
Outro aspecto favorável são as novas tecnologias, as redes sociais, que apesar da direita ter muita influência de manipulação, a esquerda tbm tem acesso. Divulga muitos fatos para poucos, é verdade, mas comparado com o passado é mais do que fazia. Apesar de tudo, o otimismo amparado nos fatos abre expectativa e esperança.