18 de dezembro de 2009

SALÁRIOS

Uma notícia alvissareira neste fim de ano foi a aprovação no Senado de um limite para a folha de servidores. Vamos esperar que a Câmara confirme. O contribuinte revolta-se com as mordomias salariais (gratificações, bonificações, diárias, representações) que os três poderes se concedem, sem limites. É outra herança maldita da classe dominante no uso patrimonialista do serviço público.
Publicado no Jornal do Brasil em 18/12/09

ATIRADORES

Interessante observar que essa sequência de atiradores assassinos e depois suicidas só ocorre nos Estados Unidos. Há diversas explicações: estímulo ao uso de armas, permanente ameaça de um inimigo externo, permanente participação em conflitos, exagerado conflito de classes, controle rigososo da opinião pública, etc. Uma sociedade que precisa de tratamento.
Publicado no Jornal de Brasília em 8/12/09

NOBEL DA PAZ

O Prêmio Nobel, principalmente o da Paz, está se tornando sinônimo de hipocrisia e deboche. Concedê-lo ao presidente Barack Obama, dos EUA que mantém duas guerras (Iraque e Afeganistão) é um acinte. Um presidente que apoia golpe de Estado (Honduras) e coloca bases militares (Colômbia) provocando instabilidade num continente, entre outras coisas, não pode ser propriamente considerado um defensor da paz.
Publicado no O Fluminense em 16/12/09

HONDURAS

Impressionante o tratamento que a grande mídia, nacional e internacional, dá ao golpe em Honduras. Trata a eleição como algo normal. A impressão é que não houve golpe ou, se houve, foi legal e legítimo. Nessa hora, adeus ética, e liberdade democrática. Mas há uma explicação: os EUA apoiam o golpe.
Publicado na Folha Online em 30/11/09

CIA NO CONE SUL

A CIA no periodo da guerra fria adquiriu uma estrutura poderosa. Com o fim do comunismo construiram outro inimigo ameaçador: o terrorismo. Precisa haver uma ameaça internacional para justificar sua existência. Enfim, virou uma inteligência do mal, a serviço dos ultraconservadores. Uma ameaça mundial. Agora, volta-se para a América do Sul. Não admite a união de países que não siga sua cartilha. Começa a desestabilização: Venezuela e Colômbia (as bases americanas tem esse fim), Chile e Peru (montaram uma espionagem), Paraguai (montaram um sequestro). São especialistas nesses atos e tem poderosos meios de comunicação dando suporte.
publicado no Jornal de Brasília em 28 de dezembro/09

PETRÓLEO

As forças políticas inimigas da Petrobras estatal estão novamente em ação. Criam um falso dilema ao alegar pressa do governo na proposta de definição do sistema de partilha na exploração do petróleo. Pretendem manter o sistema de concessão de Fernando Henrique Cardoso (1997), que representa exploração para grupos privados. Os mesmos que, criminosamente, entregaram nosso minério para a Companhia Vale do Rio Doce.
publicado no O Tempo em 10/09/09