2 de junho de 2008

NOVO PAPA

Conformismo foi a atitude dos católicos com a eleição do novo Papa ultraconservador. É uma cultura milenar onde a escolha de um líder religioso não se contesta. Entretanto, nunca a escolha de um Papa vivenciou tanta expectativa em todo o mundo. Por que razão? O mundo contemporâneo tem urgências. Há 40 milhões de aidéticos no mundo. Milhões se infectam anualmente. Milhões condenados pela fome. Milhões dependentes do avanço da ciência com células tronco. Outra questão: o crescimento desordenado, da população mundial, suas demandas e o fim do planeta. Um líder religioso que vire as costas ou subestime essas questões não chegou ao novo milênio.
Publicado no O Jornal de Alagoas em 3/11/07

IMPUNIDADE

Dois crimes, corrupção e assasinato, cometidos por representantes de nossa elite política e econômica, Paulo Maluf e Ronaldo Cunha Lima, atingiram o limite da impunidade. Postergaram até onde puderam. Não há mais nada a provar. São irrefutavelmente criminosos. Mas jamais irão para a cadeia. A nossa legislação penal é conivente com os ricos. A única alternativa é uma reforma política não vinculada diretamente a esse ou ao próximo Congresso. Uma constituinte específica para esse fim, com referendo popular para aprová-la. Fora isso, é avalizar a impunidade.
Publicado no JOrnal O Tempo (BH) em 5/11/07

CHÁVES

Democracia representativa versus democracia direta é o debate que Hugo Chaves, presidente da Venezuela, vem provocando. Na democracia representativa, o poder econômico é que manda. O direito de ir e vir e de opinião é uma balela. Tudo limitado a um público, progressivamente, restrito. Na direta, há uma perspectiva da maioria excluída ter voz. Obviamente que os meios de comunicação, patrocinados pelas grandes corporações econômicas, são contrários.
Publicado no Jornal O Tempo (BH) em 17/11/07

ARRECADAÇÃO DO GOVERNO FEDERAL

Alguns meios de oposição preocupam-se, excessivamente, com a arrecadação do Estado e seus gastos. Essa mesma preocupação não atinge a iniciativa privada, por exemplo, os bancos e outros. Fique claro: o lucro do Estado será sempre, bem ou mal, distribuido. Da iniciativa privada, sempre concentrado ou acumulado.
Publicado na Folha Online em 22/11/07

O PETRÓLEO É NOSSO

Mais uma frustração para os meios de oposição no Brasil: a descoberta da nova jazida de petróleo e gás. Seguramente inveja superior à de Chaves, a quem criticam. Esses meios foram concedidos para defender interesses dos EUA.
Publicado no Jornal Zero Hora.com em 28/11/07

PAPAI-ESTADO SALVA MAIS UMA VEZ...

O mundo assiste mais uma tragédia financeira provocada pelo mercado. Adam Smith, Hayed e Friedman são ideólogos e defensores aloprados desse mercado. Foram derrotados na crise de 1929, quando o Estado interviu. Com a queda do socialismo soviético (1989) voltaram a carga com o neoliberalismo. Confundem, propositalmente, anarquia econômica com liberdade individual. Quando se afogam, como foi agora, recorrem ao Papai-Estado.
Publicado na OSCIP Instituto Brasil Verdade em 30/11/07

CARREIRA DE FISCAL DE RENDA É NECESSÁRIA?

A carreira de fiscal de renda deveria ser revista ou extinta. Suas atribuições, na forma como são praticadas, ficaram obsoletas. Qual a dificuldade de inventar uma máquina que já calcule percentuais de tributos? E de elaborar uma legislação que obrigue, a partir de agora, as empresas a adotarem-na? E de se criar os famigerados "seus talões valem milhões", pelos quais a própria população fiscaliza e exige a nota fiscal? Qual a dificuldade para se criar um sistema interligado de informática para servir de suporte e controle? Nenhuma. Só falta de vontade e interesse das elites econômicas e políticas.
Publicado no O Globo em 30/11/07

CHAVES

Social-democratas e democratas na Venezuela; republicanos e democratas nos EUA, e isso se repete em quase todos os países. Partidos que representam os mesmos interesses: os privilegiados do regime, ou seja, os ricos. A mídia venezuelana e a nossa criticam Cháves por que sua reforma contrariava a alternância no poder. Essa é a democracia burguesa defendida pelos meios de comunicação. A de Cháves representava uma ameaça.
Publicado na Folha Online em 11/12/07

AQUECIMENTO GLOBAL

Todos os líderes mundiais, principalmente os políticos, estão totalmente perdidos e confusos sobre como agir para enfrentar o aquecimento global. Por quê? Não estavam e não estão preparados para esse gigantesco desafio. Não conseguem enxergar a diferença entre lei social (econômica) e lei da Natureza. Imaginam que reerguer geleira e floresta seja semelhante a instalar uma indústria. Provavelmente acreditam que na H vão sentar e fazer um acordo com a Natureza. É triste.
Publicado no O Globo em 16/12/07, Jornal de Brasília e O Tempo (BH) em 14/12/07

BOLÍVIA

A Bolívia é um retrato fiel da divisão de classes. País onde 70% de sua população tem origem indígena. Santa Cruz de La Sierra é onde se concentra a riqueza, a oligarquia e o preconceito contra os indígenas. Evo Morales, eleito pela maioria indígena, resolveu reduzir essa concentração, aperfeiçoando o repasse de sua principal riqueza-hidrocarboneto- para regiões mais pobres, de origem indígena. Foi o suficiente para ser acusado pelos dirigentes de Santa Cruz e pelos meios de comunicação da Bolívia, Brasil e Estados Unidos, de antidemocrático, autoritário, seguidor de Cháves etc. Agora, preparam um golpe. É esse o limite e o conceito de democracia que defendem.
Publicado no O Tempo (BH) em 18/12/07

Imperialismo dos EUA é ameaça global

A opinião pública mundial, mesmo muito manipulada por veículos de comunicação, vai tomando consciência do que representa a direita ultraconservadora que domina os EUA. São criminosos. Tramaram a vitória eleitoral. Armaram o 11 de setembro. Mentiram para invadir o Iraque. Torturam e espionam abertamente. Eles já haviam usado esses métodos na Guerra Fria. Venceram e perderam limites. No mesmo pacote do aquecimento global, representam uma ameaça para a humanidade.
Publicado no Jornal de Brasília em 23/12/07

Fortunas tributadas

Bill Gates, Carlos Slim, Romam Abramovich, Azim Premji e outros. Quem são? Bilionários compulsivos mundiais. Doam 1% de suas fortunas em filantropia. Trata-se de uma nociva deformação gerada pelo capitalismo. O racional, o lógico, o democrático seria 80% dessas fortunas serem tributadas pelo imposto de renda. Caberia aos eleitos pela sociedade, democraticamente, fazer a distribuição. Mas isso, o capitalismo e seus meios condenam: é populismo, assistencialismo, estatismo, etc. Pregam Papai Noel.
Publicado no O Globo em 26/12/07

Envolvimento de Garotinho

O ineditismo na denúncia de formação de quadrilha de um ex-governador, Garotinho, tem muitas leituras: Primeira, a capacitação que a PF vem obtendo nos últimos anos. Seleção rigorosa e salário condizente. Segunda, a liberdade que a PF vem tendo no governo Lula para atuar. Não há restrição. Atinge, inclusive, seu governo. Com isso, ninguém pode acusar de perseguição política. O lado negativo é a promíscua legislação processual e penal elaborada para só punir pobre.
Publicado no O Globo em 31/05/08