15 de fevereiro de 2009

OBAMA 3

Falsear a realidade é uma necessidade vital e permanente da classe dominante. A elite conservadora americana e seus meios insistem em traçar comparações entre Obama e seus mitos: Roosevelt, Lincoln, Kennedy. Duas inverdades: primeiro, tratam-se de mitos discutíveis e, até, fabricados; segundo, as realidades vividas por cada um são incomparáveis.
Publicado na Folha Online em 2/01/09

SÓ UMA BALA

Barack Obama só tem uma bala. Ou acerta ou a economia afunda. A impressão é que não há saída. O país atingiu seu limite de endividamento: US$ 13 trilhões. Em 2008, o déficit orçamentário foi de US$ 1,3 trilhão. A dificuldade, além de limitação orçamentária, é o que priorizar. Se investir na oferta (produção) não há dinheiro para comprar (demanda). Parece que a fatura finalmente chegou ao eldorado do consumo.
Publicado no Jornal O Globo em 18/01/09

GUERRA EM GAZA

O genocídio perpetrado por Israel aos palestinos só prossegue devido ao suporte militar e político dos Estados Unidos. A ONU é uma vergonha. Nesta hora, inexiste. São 186 países covardes, impotentes e omissos. Os Estados Unidos mandam e desmandam na ONU. No genocídio do Iraque, não obedeceram a ONU, mentiram e invadiram. O mínimo que os países deveriam providenciar, nesses casos, era uma corte internacional para julgar criminosos de massacres civis de inocentes. Mas isso só ocorre quando são adversários dos EUA. Shimon Peres, presidente, e Ehud Olmert, primeiro-ministro de Israel, são crimonosos.
Publicado no Jornal O Globo em 9/1/09

MASSACRE ISRAELENSE

Dirigentes mundiais, acovardados, assistem de braços cruzados ao massacre israelense. Crianças, idosos, mulheres, civis inocentes são dizimados. Centenas de vidas ceifadas e inutilizadas. Mas, por que a barbárie? Muitas razões: dirigentes norte-americanos que cultuam o dinheiro e o poder da colônia judaica radicada nos Estados Unidos e no mundo; a Organização das Nações Unidas (ONU) que é controlada por cinco nações que possuem bomba nuclear e se temem. As demais não apitam e os meios de comunicação norte-americanos e suas ramificações mundiais confundem e até justificam o masssacre.
Publicado no Jornal O Tempo em 3/1/09

CRISE 4

Na crise, é impressionante a insensibilidade do capital. Não há condescendência. É a lógica do sistema. Retira o crédito, suspende a produção e desemprega. O trabalho é refém. Nos EUA e demais países essa contradição é notória.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 29/12/08

PODEROSOS

É impressionante o poder dos bancos no capítalismo: elevados lucros na maré alta e ajuda com dinheiro público na crise. São intocáveis. O Poder Legislativo omite-se e o Executivo lava as mãos. No Brasil, o spread bancário é um escárnio, um assalto.
Publicado no Jornal Zero Hora. com em 28/12/08

AÇÕES DESASTROSAS

As polícias militares e civis dos estados herdaram todos os vícios da ditadura militar. Foram estruturadas para dar suporte ao aparato repressivo do regime. O resultado é do conhecimento geral: prisões arbitrárias, fim do habeas corpus, torturas, mortes provocadas. O julgamento efetuado por tribunais militares ou policiais tornou-se uma farsa. A anistia perdoou o arbítrio. Esse é o tributo que a sociedade vai continuar pagando, enquanto não for revista a Lei da Anistia (punição aos torturadores). Crimes policiais, como dos jovens sequestrados por bandidos, são rotina no Brasil.
Publicado no Jornal O Globo em 26/12/08 e Folha Online em 29/12/08