13 de fevereiro de 2019

A "PEGADINHA" DA PREVIDÊNCIA

A Globo News concentra a discussão sobre a reforma da previdência na questão da idade: 65, 62 anos, homens e/ou mulheres, etc. Cria um falso dilema para a tomada de decisão de Bolsonaro, uma “pegadinha”. A questão central são os bilhões de reais dos aposentados nos próximos 20/30 anos? Quem e como serão geridos esses recursos, que livra o patrão e coloca apenas o trabalhador numa conta nos bancos privados, chamada de “capitalização”. Uma mina de ouro movimentada pelos bancos por 30 anos cujo rendimento será todo revertido em lucro para os banqueiros. Retira o fundo público e coloca o privado, sem garantia. Um assalto onde o aposentado só vai ter conhecimento daqui 20/30 anos quando receber a aposentadoria.  Muitos inferiores ao salário mínimo. Muito suicídio no Chile, onde foi criado esse monstro numa ditadura. E os privilégios: forças armadas, justiça e político, alguém acredita que serão revistos?

O FALSO PACOTE "ANTICIRME"

O pacote “anticrime” de Moro e Bolsonaro é um acirramento do massacre da classe rica contra o trabalhador mais pobre. Corrupção e violência foram os dois pilares principais da campanha Bolsonaro. A corrupção na conta petista e a violência na dos favelados. O pobre e suas lideranças sendo culpados, presos ou fuzilados. O corrupto e criminoso do colarinho branco, da milícia e outros poderosos estão protegidos no pacote do Moro, Bolsonaro, grande mídia e mercado financeiro. Em síntese é isso, um retorno à barbárie. No Rio de Janeiro a população favelada que votou em Bolsonaro, ameaçada pela milícia, deve estar refletindo e sentindo na pele tudo isso.

A AMAZÔNIA É GLOBAL

O governo de ultradireita do Brasil não está na Hungria, nas Filipinas, nem nos EUA também governados por ultradireitistas manipulados pela tecnologia do whatsApp e caixa dois. O Brasil é outro país e tem outra cultura, nem melhor, nem pior, diferente. O capitão e os generais alçados ao poder são remanescentes ideológicos da ditadura militar de 64, época da guerra fria.  Vão confirmando o erro grave da anistia de não puni-los no golpe e na tortura. Teimam num retorno político-ideológico da época. Atacam os que se opõem às suas medidas retrógradas, acusando-os de esquerdistas, petistas e até comunistas. O general Heleno, no seu viés ideológico reacionário, jamais entenderá que o clima é global e não foi determinado pelo homem, mas pela natureza. A Amazônia afeta a sobrevivência na terra e todos serão atingidos.