16 de fevereiro de 2009

OPOSIÇÃO DESARMADA

A oposição, desde o primeiro mandato do governo Lula, perdeu o discurso. Com a crise, está mais perdida que cego em tiroteio. No início, usou o surrado moralismo ético. Depois, a cantilena do desmonte do Estado e mercado livre (neoliberalismo). Agora, com a falência desse modelo no seu principal estimulador e motor (EUA), não tem proposta. Implicam com o governo que reuniu prefeitos para somar esforços. Implicam com a Chefe de Gabinete, Dilma Roussef, por possível candidatura. Na crise, querem o governo paralisado e imóvel. Por que não defendem seus programs neoliberais?
Publicado no Diário da Manhã em 14/2/09, Jornal O Globo e Folha Online em 15/2/09

IMPRENSA

A grande imprensa americana não ajuda a resolver a crise. Os EUA só têm uma chance de evitar a catástrofe: fugir das receitas neoliberais pregadas na grande imprensa.
Publicado no Diário Catarinense em 13/2/09

DROGAS 3

Finalmente, um juiz americano renomado, Robert Sweet, resolveu abordar a questão da liberação da droga. Defende a legalização do consumo e da distribuição de todos os tipos de entorpecentes. A política de criminalização da droga é um fracasso absoluto no mundo todo. São incalculáveis os custos da política de repressão, de encarceramento e de vida humana perdida devido ao tráfico, enquanto o número de usuários aumenta. Todas as drogas devem ser tratadas como o álcool: comercializadas, taxadas e reguladas. Os recursos devem prover a campanha de conscientização e assistência à saúde do usuário.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 10/02/09

CRISE 5

Nessa crise global, o Brasil é um dos poucos com condições de enfrentá-la e até superá-la. Possui potencial de energia renovável, água doce, extensas áreas agricultáveis, clima propício e mercado interno crescente. Mas apresenta uma fragilidade histórica: a submissão, herança colonial, de nossa classe dominante e seus meios a outros países. Foi assim com Portugal, Inglaterra e,agora, com os Estados Unidos.
Publicado na Folha Online em 7/2/09