4 de agosto de 2008

VOTO FACULTATIVO

Voto facultativo é armadilha da elite. Aposta na exclusão. Excluindo, desilude. Desiludindo afasta. Lula ao reduzir a exclusão despertou interesse na política dos pobres. Vota quem tem expectativas e interesses. É assim no mundo. Nos Estados Unidos uma minoria participa e vota. Tudo é dificultado, inclusive o afastamento do trabalho. Campanha bilionária da mídia escolhe o eleito. Uma farsa. No Brasil, vencendo o neoliberalismo de Alckmin volta o desencanto do pobre. Com isso, a opinião pública manipulada decide.
Publicado no Migalhas em 7/10/06

Alckmin

A vitória de Alckmin foi resultado da campanha dos grandes meios de comunicação. Só a classe média despolitizada, batizada de opinião pública, não percebe isso. Com o fim da guerra fria a grande mídia capturou esse segmento. No século passado, ainda existia uma opinião crítica, devido a bipolaridade ideológica do mundo. Agora não, só um lado tem voz. Bush é o maior exemplo dessa lamentável realidade.
Publicado no Jornal Valor Online em 4/10/06

EVO MORALES

Evo Morales, presidente da Bolívia, enfrenta um inimigo comum na América do Sul: a oligarquia de terras e grandes empresas. Não querem mudanças. São vencedores. No periodo da guerra fria, com ajuda das forças armadas e dos Estados Unidos, impuseram seu domínio. A Bolívia é recordista de golpes. O mundo é outro, mas o neoliberalismo assumiu o controle da economia e impõe sua estratégia. Forças armadas saem de cena. Entram os poderosos meios de comunicação.
Publicado no Jornal Hoje em Dia (BH) em 28/11/06

ESTRATEGISTAS

A guerra do Iraque não possui estrategistas e raposas como Vo Nguyen Giap e Ho Chi Minh, que, na guerra do Vietnã, derrotaram e expulsaram o colonialismo francês e o imperialismo americano. Os iraquianos, ao invés de unirem-se, estão se matando. Enquanto isso, o maior responsável pela carnificina esconde-se nos quartéis e lança bombas em inocentes.
Publicado no Jornal Diário da Manhã (Goiânia) em 27/11/06