3 de novembro de 2008

Eleitor paulista

O eleitor paulistano me perdoe mas seu comportamento tem uma forte dose esquizofrênica. Aprova o governo da Marta Suplicy e vota contra. Numa época onde se critica tanto as administrações públicas é uma injustiça punir quem procurou fazer o melhor. Melhorar sempre é possível, mas arriscar um bom governo por outro de promessas pode trazer maus resultados. É o que veremos no futuro.
Publicado no Estado de S. Paulo em 29/11/04

MENINOS DE RUA

Nenhum problema social denota mais ineficiência, incompetência e falência dos poderes constituídos do que a situação dos menores abandonados na rua. Não há justificativa. Como uma cidade como o Rio de Janeiro e outras, com orçamento de bilhões de reais, não prioriza essa questão? Jovens gerados irresponsavelmente ou não, não podem ser ignorados pela sociedade. Todos nós somos responsáveis. Todos tem uma cota. Afinal, quem elege governante omisso? Não é a sociedade, o eleitor ?
Publicado na Gazeta de Macau em 27/11/04

Socialismo X Capitalismo

Os dois grandes modelos de regime do século XX, socialismo e capitalismo, não apontaram uma saída para o desenvolvimento sustentável no mundo. O socialismo do Leste Europeu ruiu. O moderno capitalismo americano, eivado de contradições, não oferece segurança. É uma bomba relógio. Mais dois governos Bush e se esgota. A isenção de um trilhão de dólares aos ricos, sua dívida pública, até agora, de 7,4 trilhões de dólares não tem retorno. Sua moeda sem lastro, sua crescente despesa com guerras, não precisa ser vidente, pode implodir a qualquer momento. Questão de tempo.
Publicado na Tribuna da Imprensa em 20/11/04

GUERRA ESTÚPIDA

Chocante e ofensiva à dignidade humana a imagem de TV mostrando soldado americano atirando num iraquiano, que segundo ele, respirava. "Finge que está morto"disse o soldado disparando à queima-roupa. Devem ser rotineiras essas cenas numa guerra estúpida, como essa. Imagine as inúmeras crueldades que o exército americano comete contra milhares de crianças, idosos e mulheres. Lançam bombas indiscriminadamente sobre a população. O mais grave é a população mundial não se indignar e a conivência de todos os países e da ONU. Hoje é o Iraque, amanhã...
Publicado no Jornal de Alagoas em 18/11/04

DROGAS

Drogas: cocaina, crack, maconha, tabaco, álcool etc. Uma legal, outra não. Todas causam danos à saude, produzem dependência e risco de vida. Impossível aferir um índice de malefício. O desafio é combatê-las e tratá-las. A liberação de todas as drogas seria uma alternativa. Instituir locais de uso seguro é outra. As ilícitas acarretam um grave problema: o tráfico. As mortes pela disputa de ponto de venda superam, em muito, as decorrentes do vício. A constituição de um fundo com recursos de sua venda legal daria bilhões para seu combate e tratamento. E asfixiaria o tráfico.
Publicado no clipping da Polícia livre em 16/11/04

PMDB

O governo vive momento difícil na sua aliança. O PMDB nunca foi confiável. Sempre foi dividido. Nem Ulisses e Tancredo deram jeito. Atualmente apresentam três posições: o contra ( Garotinho, Geddel, Quércia); o vamos aguardar (governadores eleitos que exigem cargos, mas vão precisar do governo); e o a favor (ministros nomeados, maioria do Senado, 30% da Câmara, Sarney e Renan Calheiros). Na esquerda tem aliado ( PSB, PC do B) e independentes (PDT,PPS). PSDB e PFL são de oposição. PTB e PP são circunstanciais. Governar sem aliança é impossível.
Publicado no Jornal de Alagoas em 11/11/04

ESQUERDA EM PROCESSO

Tarso Genro, no seu livro, comenta a necessidade de pensar grande e a longo prazo um novo contrato econômico e social para o Brasil. Soberania acima de tudo. Gerar riqueza desvinculado do capital especulativo, sem ruptura ou segregação da economia. Reformar o Estado brasileiro. Instituir consulta plebiscitária para as políticas públicas. Não é tarefa para um partido apenas. Pode até parecer irreal, mas a participação dos melhores quadros do PSDB e PT, dentre outros, é fundamental.
Publicado no Jornal de Alagoas em 9/11/04

ESCÁRNIO

A concentração de renda no Brasil advém de vários fatores: salários baixos e desiguais, falta de reforma agrária, Estado ineficaz, corrupto e patrimonialista, desemprego, etc. Entretanto, o mais grave é o conceito, deformado propositalmente, entre renda e salário. No Brasil, cinco mil famílias detém 43% da renda nacional. O imposto de renda não atinge, proporcionalmente, essas pessoas. Mistura as alíquotas com salário. Nenhuma legislação passa no Congresso regulando e tributando a herança e grandes fortunas. Aí está a raiz do problema.
Publicado na Tribuna da Imprensa online em 28/12/04

DILEMA DE ECONOMISTAS

Capacidade instalada é uma das contradições da propriedade privada. Mede a capacidade de produção da economia. Na realidade é a oferta cuja responsabilidade é da produção. No governo Lula, a transferência de renda vem gerando mais consumo, mais demanda. O desequilíbrio é que gera inflação. Os donos dos meio de produção sempre acusam o governo pela inflação. Mas, a responsabilidade, na maioria das vezes, é deles. Falta produtividade. Aí vem a chantagem: exigem reformas, créditos, flexibilizações, desregulamentação do mercado, Estado mínimo, etc
Publicado na Tribunada Imprensa online em 23/12/04