13 de outubro de 2008

CAPITALISMO

É uma mentira surrada dizer que o crescimento do país vai reduzir a pobreza e a desigualdade. Não há no capitalismo este modelo para servir de exemplo. Ao contrário, cresce no mundo a desigualdade com o crescimento da economia. No capitalismo o resultado (o lucro), é notório, concentra-se nos meios de produção. Uma saída seria a tributação forte em cima do lucro para distribuir riqueza. Mas, isso é heresia no capitalismo.
Publicado no JB Online em 21/12/05 e no SBC Notícias da Imprensa em 27/12/05

ARMADILHA QUE DIVIDE O MUNDO

A França representa a vanguarda cultural no mundo. É uma espécie de bússola. Na política uma semelhança com o dilema do Brasil. Os eleitores estão divididos entre dois partidos de direita. A esquerda socialista está dividida quanto à liberalização do mercado. Um projeto mais ambicioso e outro menos. Sem dúvida, essa será a divisão central do mundo. A discussão contém uma armadilha que é a que PTe PSDB, no Brasil, vêm criando. A direita acaba representada nas quatro posições.
Publicado no Jornal O Dia (RJ) em 8/12/05

HUGO CHAVES

Não há dúvida que os EUA tramam contra Hugo Chaves. A razão tem sua raiz no petróleo venezuelano. A economia americana é refém do petróleo mundial. As mentiras para invadir o Iraque tem a mesma fundamentação. Cháves não é Saddam. Realidades distintas. Chaves governa com muito voto. A oposição venezuelana que governou durante 40 anos mostra incompetência. Boicotou a eleição tramando golpe. EUA apoiaram, como sempre. Entretanto, a correlação de forças na América do Sul não é favorável aos EUA.
Publicado no JB Online em 7/12/05

Cassar ou caçar?

O ministro Marco Aurélio de Mello, do STF, questiona se o Conselho de Ética do Congresso quer caçar ou cassar os parlamentares. Impressionante como a briga política cega os parlamentares da oposição. Acusam sem provas, invertem acusação e defesa, e dizem que o STF não entende o papel do Conselho. Fazem show buscando notoriedade e entram em desespero por não atingirem seu intento. Não se brinca com a opinião pública. Podem cassar ou caçar, mas abriram precedente perigoso para o futuro.
Publicado no Jornal O Globo em 4/12/05

Caçar ou cassar?

O ministro Marco Aurélio de Mello, do STF, questiona se o Conselho de Ética quer caçar ou cassar os parlamentares. É impressionante como a briga política cega os parlamentares. Não conseguem provas objetivas, invertem acusações e defesa e dizem que o STF não compreende o Conselho. Fazem um show buscando notoriedade. Serve de lição. Não se brinca com a opinião pública. Podem cassar ou caçar, mas abriram um precedente perigoso para o futuro.