25 de fevereiro de 2021

A COMUNICAÇÃO DO PT


Iniciativa sábia teve o Coletivo Lapa ao trazer dois militantes do PT (assessoria de Benedita e Zonal do Rio de Janeiro) para ajudar a esclarecer os militantes do Coletivo Lapa sobre ferramentas recentes, revolucionárias descobertas na comunicação de massa. Em dez anos uma revolução veio da internet: facebook, twitter, whatsApp, instagram, telegrama, iPhone, androide, ClubHouse. Conceitos que no Brasil atingem menos de 50% da população (de melhor renda). O Coletivo Lapa é um núcleo 100% político de crescente influência dentro e fora do PT, possui boa formulação teórica da realidade, precisa dominar essas ferramentas inovadoras na comunicação (que os endinheirados sempre levam vantagens pela forma, não pelo conteúdo).  Capturam as narrativas ideológicas de classe, como sempre, para desinformar, mentir, fazer fakes news. O núcleo Lapa tem consciência que precisa dominar essas novas ferramentas, sem abandonar as velhas: folhetos, “boca a boca”, megafone, folders, jornalzinho, etc. Uma sintética leitura das duas palestras aponta que o PT (a esquerda em geral) precisa ser capacitada, tem muito a aprender nesse campo. Ouvir especialistas envolvidos no assunto. Uma resumo e leitura das duas palestras permite colocar quatro questões para um programa de treinamento, comunicação e conscientização que possa avançar, resolver o principal dilema das esquerdas e do PT: como chegar à população mais carente e vulnerável, nosso público alvo. “Dicas” deixadas pelos palestrantes:

A)      Definir metas. Quem, quantos e onde se encontra o público alvo principal visado pelo núcleo Coletivo Lapa e o PT, num primeiro momento (não abarcar tudo)

B)      No RJ existe em torno de mil favelas, dominadas pelo tráfico, milícias, carentes, ameaçadas, desinformadas, abandonadas pelo Estado.

C)      Como chegar a esses militantes ou moradores, lideranças ou não de favelas? Como capacitar? Que instrumentos de comunicação usar em cada caso, novas, velhas ferramentas, as duas?

D)     Como formar grupos? Como fazer finanças (a elite domina essas ferramentas porque tem grana). Não temos como competir, mas conteúdo e formas de “bolar” alguma arrecadação.