10 de novembro de 2010

Estados Unidos

Diz o ditado: "Quem pariu Mateus que o embale". Os republicanos americanos quebraram os EUA com o seu neoliberalismo alienado. O eleitor ianque, também alienado politicamente e manipulado pela grande imprensa, recoloca seus algozes no Parlamento. Não precisa ser economista para verificar que banqueiros privados não vão financiar o mercado que tanto idolatram. O Estado foi desmontado (para os republicanos, Estado é coisa de comunista). Os gastos sociais serão cortados, as despesas com segurança aumentarão, e o americano está desempregado e endividado. E agora, José?

Publicado no Jornal do Brasil em 6/11/10

IMPRENSA

A presidente Dilma deveria priorizar duas iniciativas extremamente democráticas: a reforma política e a regulação dos meios de comunicação. Em relação à segunda, a grande mídia conservadora é visceralmente contrária. Mentem e deformam a realidade quanto à regulação, apesar de a mesma estar prevista na Constituição Federal (art. 220 a 222). Alegam que é censura e que fere a liberdade de imprensa. Não é. Dilma e os eleitos não podem contemporizar. A lei é para todos.

Publicado na Folha online em 6/11/10

APOIO A SERRA

Ninguém pode antecipar as medidas e formas que virão com as forças neoconservadoras que anunciam apoio ao tucano José Serra. Já foram neoliberais. Trata-se de um movimento, cada vez mais hegemônico e reacionário, que se espalha pela Europa e fragiliza o presidente Barack Obama nos Estados Unidos. No Brasil, controlam a maioria dos meios de comunicação e impõem, através de mentiras e ilações, sua ideologia. O estrago será irreparável. No mínimo, cortam os gastos sociais e acabam com o Mercosul.

Publicado no O Dia online em 20/10/10