30 de setembro de 2008

DIRCEU PERSEGUIDO

Não é democrática a perseguição que setores da oposição movem contra José Dirceu. Cassaram seu mandato sem prova e baseado em deduções. É notório que ele amedronta setores da oposição. Sua influência na vitória de Lula foi significativa. Temem a reeleição. Conseguiram seu objetivo. Agora, querem cassar o direito de ir e vir. O direito de expressão e opinião. Investigar custo de passagem do avião, quem pagou e a origem do recurso não deixa de ser quebra de sigilo, de privacidade. Uma recaída ao período da guerra fria e do autoritarismo.
Publicado no O Globo em 15/4/06 e Jornal Hoje em dia em 19/4/06

SIGILO BANCÁRIO

É muito sintomática e estranha a reação ao fato da PF querer saber a origem do dinheiro depositado na conta do caseiro Francenildo. Há suspeita consistente da origem do dinheiro ser suborno. Chega ao nível do ridículo a história do pai biológico do caseiro que teria depositado o dinheiro na sua conta. Uma chacota se o PT contasse essa história. Há muita parcialidade na oposição e seus meios.
Publicado no JB Online em 12/4/06

DESESTABILIZAÇÃO

Está difícil acreditar que esse clima de golpismo, crise institucional ou desestabilização do governo Lula será amenizado até a eleição. É uma prática arraigada no DNA das elites dominantes brasileiras. Sempre acusam. O que surpreende, desde Getúlio, são setores ditos de esquerda, esclarecidos, e do próprio governo, intimidarem-se. As manchetes aterrorizam, é verdade, mas faz parte do sistema. Qualquer governo progressista ou popular no poder enfrentará o mesmo inimigo.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 25/03/06

SÃO TOLOS

Só os tolos, ingênuos e até mesmo ignorantes não percebem que nessa campanha feroz contra Lula existe a luta de classe. Agravado pela consolidação do neoliberalismo. Setores ditos progressistas, de esquerda, marxistas não percebem as tramas. Iludem-se sozinhos mudar o Brasil e o mundo. A história não trouxe lições. Lula, no Brasil, na América do Sul e até para outros países representa um símbolo. A última alternativa ao capitalismo mais selvagem que veremos nesse milênio.
Publicado no JB Online em 1/4/06

VILÕES DO NEOLIBERALISMO

Tarso Genro, ministro da Relações Institucionais, deve ir devagar nessa questão de direitos adquiridos. Direito adquirido veio para proteger a propriedade privada. É questão sagrada e intocável do capitalismo. O que os "socialistas" neoliberais pregam é o fim dos direitos adquiridos dos trabalhadores públicos e privados. A distribuição de renda que pregam é dos salários e não da renda, do lucro, do patrimônio e da herança. Aposentados e pensionistas, na visão deles, são os vilões.
Publicado no Valor Econômico (SP) em 31/5/06

PSOL

O PSOL representa mais uma esquerda para marcar posição nas eleições. Muita irresponsabilidade diante dos graves problemas do país. A obrigação não é ganhar, mas polarizar com Lula. É a esquerda útil aos conservadores. Trata-se de um comportamento histórico. Divisões, subdivisões. Cada facção é dona da verdade. Mais competente, mais preparada, mais realista. Agora, mais ética. Só resta ao povo a citação bíblica: "Perdoai senhor, eles não sabem o que fazem".
Publicado na Folha Online e Jornal Hoje em Dia em 31/5/06

Sangramento de Lula

O PFL, pelo que prenuncia seus líderes, vai partir para a campanha de sangramento contra Lula. Uma campanha pautada na acusação de ladrão. O prefeito do Rio, do PFL, discorda do PSDB sobre o melhor aproveitamento do "comunista" Roberto Freire, na campanha anti-Lula. Como candidato, Freire seria mais um a xingar Lula.
Publicado no Jornal do Brasil em 27/5/06

Aposentados protejam-se!

O socialismo do Leste Europeu teve uma importância: conter a ganância capitalista. O capitalismo o temia e respeitava fazendo algumas concessões. Na crise de 29, a implantação do Estado do Bem-Estar Social foi um desses temores, em que pese a crise de superprodução. A queda do socialismo liberou o capitalismo. A utopia capitalista sempre foi mercado livre. O desmonte do Estado, a legião de desempregados são consequências. Os aposentados, a próxima vítima, que se protejam.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 23/5/08