29 de setembro de 2008

SEGURANÇA EM S.PAULO

Quando se imagina que a segurança em S. Paulo atingiu seu ápice com as rebeliões e as mortes, vem o pior: a negociação com os bandidos. Rio e S. Paulo são referências nacionais. Para o bem ou para o mal. Não será surpresa se essa atitude espalhar-se pelo país. É lamentável nessa hora prevalecer o interesse eleitoreiro.
Publicado no Jornal do Brasil em 20/05/06 e Jornal Hoje em Dia em 22/5/06

Tragédia em S. Paulo

As principais causas dessa tragédia sobre S.Paulo são conhecidas: péssima distribuição de renda, tráfico de drogas e presídios inconcebíveis. Superior a todas essas mazelas a principal: falta de uma reforma política. A escolha de dirigente para o país é um sorteio. Não há como cobrar e aferir compromissos. Inexistem. Na política funciona esperteza, mentira e exploração da boa fé do eleitor. Que retorno pode vir dos excuídos com esses exemplos dos nosos eleitos?
Publicado no Jornal do Brasil em 19/5/06

RECUSA POLITIQUEIRA

Uma visão estreita do PFL e do PSDB leva o governador de S. Paulo recusar ajuda do governo federal no combate ao crime organizado. Pesquisa aponta 90% da população apoiando o envio de tropas federais. A ambição e disputa partidária sobrepõem-se aos interesses da população. Com isso, Alckmin, na sua largada presidencial, vai precisar explicar o significado do seu denominado "choque de gestão". Também seus milionários gastos com cursos de meditação.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 16/5/06

OAB E A REAÇÃO

A OAB e a oposição vêm recuando no impeachment contra o Lula por covardia. Temem a reação popular, o efeito Getúlio. Só ingênuos não percebem. As ilações com a entrevista de Silvio Pereira compõe esse quadro. Impressiona setores progressistas e de esquerda, até mesmo no PT, não perceberem a trama. A boa notícia vem do ministro do CGU, Jorge Hage, denunciando essa hipocrisia do PFL e PSDB.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 15/5/06

IRÃ E A BOMBA NUCLEAR

Não resta dúvida que quanto mais países detiverem a bomba nuclear maiores os riscos para a humanidade. Entretanto, a hegemonia americana não vem trazendo tranquilidade ao mundo. Ao contrário, acirrou a violência. Sua dependência de petroleo levou-o a mentir e invadir o Iraque. Outros dois produtores de reservas petrolíferas são insultados e ameaçados constantemente: Irã e Venezuela. Os EUA dão todo apoio as agressões diárias de Israel à população civil palestina e aos muçulmanos, inclusive com ogivas nucleares. Que autoridade possui para impedir o Irã de se defender?
Publicado no Jornal Hoje em Dia (BH) em 15/05/06

CPI DO BINGO

A CPI do fim do mundo (Bingos) teve mais um dia de espetáculo. O convidado foi Sílvio Pereira, ex-secretário do PT. Muita hipocrisia da oposição. Criada para investigar os bingos, deixa clara sua intenção de desmoralizar o governo Lula. É puramente eleitoral. A opinão pública, mais esclarecida, acompanha tudo e tira suas conclusões. O que desmerece a CPI é a trajetória de seus membros. Logo, logo as mazelas que, hipocritamente, denunciam chegarão ao seu telhado de vidro.
Publicado no Valor Econômico Online em 11/05/06

SILVIO PEREIRA

Na entrevista de Sílvio Pereira, ex-secretário do PT, o plano de faturar R$ 1 bi era do Marcos Valério, e não do PT. É claro que Lula, Genoino, Mercadante e Dirceu mandavam no partido, pois são dirigentes. Mas não na corrupção. Há muita maldade nessa ilação da mídia. Sílvio defendeu todos petistas. Não acusou ninguém. Apenas disse: "Que se fossem ampliadas as denúncias, todos partidos seriam envolvidos e cairia a República". O PT não concordou nessa declaração assumindo sua parte nos erros. O que houve, na verdade, foi descontrole sobre Marcos Valério.
Publicado no Valor Econômico Online (SP) em 9/5/06

IMIGRAÇÃO

Estamos assistindo nos Estados Unidos uma outra farsa da globalização. Exigem o fim das fronteiras e barreiras comerciais e econômicas entre nações, mas reprimem o direito de ir e vir do imigrante. São 12 milhões ameaçados de prisão e deportação. O trabalhador acreditou na mentira global da ausência de fronteiras. A queda de fronteira é apenas para o capital. É mais um engodo da decantada flexibilidade que só tem uma ótica: a superacumulação.
Publicado no Jornal O Tempo (BH) em 6/5/06

Erros de Garotinho

Garotinho cometeu muitos erros. Um crente religioso que se tornou crente político ou vice-versa. O erro central de Garotinho, também do PDT, PPS, PSOL é não identificar o inimigo principal. Chama-se neoliberalismo. Sua dimensão é internacional. Sua adoção é catastrófica para o mundo. O erro é achar que o governo Lula é neoliberal. Na realidade, no Brasil, o PFL e uma parte do PSDB defendem integralmente o neoliberalismo. Não entender isso é derrota na certa.
Publicado no jornal da Funape (fundação de aposentadorias e pensões dos servidores da previdência) em 5/5/06