28 de agosto de 2008

Freire com esquizofrenia

Roberto Freire, presidente do PPS, refere-se ao presidente Lula como ladrão. Com isso, justifica sua adesão e apoio à campanha de Alckmin pelo PSDB e PFL. Acusa o governo Lula de ser conservador e de direita. Neste caso, imagina que PFL e parte do PSDB não são de direita. PSDB e PFL desconheciam a prática do caixa dois apesar de estarem no poder até a eleição de Lula. De duas uma: ou Freire vive uma crise de esquizofrenia ou acredita em Papai Noel.
Publicado no Valor Online em 14/6/06

Má globalização

Marcola, chefe do PCC paulista, faz um relato: sabe que vai morrer e seu sucessor está escolhido. Qual a leitura desse depoimento? Existe uma rede nacional de homens-bomba. O que é o homem-bomba? Primeiro, ele não tem qualquer perspectiva e possibilidade de viver; segundo, perdeu por esta razão o medo. Qual a perspectiva dessa legião crescente de analfabetos, desempregados e miseráveis espalhados pelo mundo frutos do neoliberalismo e da globalização?
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 9/6/06

Caso Suzane von Richthofen

Está difícil entender a razão desta monumental cobertura do caso Suzane von Richthofen. Cobertura gigantesca da mídia. Qual o sentido? Por que difundir um crime tão excepcional e inusitado? Será que esta menina, sendo normal, já não está condenada? Pela sua consciência e desprezo da sociedade? É tão brutal e inexplicável na sua singularidade e universalidade que a publicidade perde a finalidade. O que se pretende além de condenar uma condenada?
Publicado na Folha Online em 7/6/06 e Valor Online 11/6/06

QUEM SEGURA LULA

Os neoliberais não se conformam: todos os índices beneficiam os mais pobres e com isso Lula mantém-se na dianteira das pesquisas. Mesmo contrariando lógicas neoliberais e com três CPIs contra. É um fenômeno sociológico e político. Percebe-se uma frustração nos colunistas neoliberais formadores de opinião. Receiam que Lula tenha feito uma blindagem junto aos pobres. Mas Lula e os pobres que se cuidem, eles são poderosos.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 7/6/06