15 de julho de 2008

EVO MORALES

Evo Morales, presidente da Bolívia, enfrenta um inimigo comum na América do Sul: a oligarquia de donos de terra e de grandes empresas. Esses senhores não querem mudanças. Pouco lhes importa a miséria. São vencedores. No passado, periodo da guerra fria e com apoio dos Estados Unidos, impuseram sua ordem e seu domínio. A Bolívia é recordista de golpes. O mundo mudou, mas o neoliberalismo impõe sua ordem. Sai forças armadas, entra meios de comunicação. A luta continua.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 3/01/07

GUERRA CIVIL

A guerra civil no Iraque é o resultado esperado da política ultraconservadora do governo Bush. Os analistas políticos previram essa situação. Bush e seu governo vêm demonstrando incompetência e trazendo preocupação ao mundo com sua política autoritária onde a justificativa é o terrorismo. Agravado pelo seu apoio ao sionismo israelense. O risco da escassez de petróleo para a economia americana, levou-o a mentir ao mundo e invadir o Iraque. Um erro de consequências imprevisíveis.
Publicado no clipping da Previdência em 6/01/07

SADDAM

A execução de Saddam chocou o mundo. Trata-se de uma prática medieval. Alguns países, com governos ultraconservadores, adotam essa prática, como os Estados Unidos. Mas o caso de Saddam foi mais grave. É comum em tal ritual macabro o condenado fazer algum pedido e haver a prática religiosa de extrema-unção. Com Saddam não. Houve xingamentos e agressões morais, divulgadas para todo o mundo. Tão bárbaro que a tirania de Bush recuou: Não viu, não ouviu e não sabia.
Publicado no Jornal O Tempo em 10/01/07

ARQUIVOS DA DITADURA

Não há surpresa os arquivos norte-americanos revelarem a participação e o conhecimento dos EUA sobre tortura no Brasil durante a ditadura militar. O que mudou foi o inimigo: antes, comunistas; hoje, terroristas. A geografia também mudou: ontem, América Latina; hoje, Oriente Médio.
Publicado no Jornal Folha de S. Paulo em 17/01/07

AUTONOMIA

Lula estará dando uma excelente contribuição para a democracia mantendo MP, PF e CGU autônomas. Faz a diferença com todos governantes anteriores. Sob pressão engavetavam ou suspendiam investigações. Provavelmente nos próximos quatro anos, muitos cairão nessa teia, aliados ou não. Jungmann deu a partida.
Publicado no Jornal Diário da Manhã (Goiânia) em 23/01/07

PSDB

PSDB unido até 2010 é ficção. Com três candidatos disputando a presidência, afastados da máquina pública federal e com visões de mundo contraditórias, é impossível.
Publicado na Folha Online em 24/01/07

TRAUMA NO IRAQUE

Os Estados Unidos carregam um trauma de guerra desde sua guerra civil. Entraram pressionados na duas guerras mundiais. Foram beneficiados economicamente e construiram uma poderosa e perigosa indústria bélica. Imaginaram um passeio no Vietnã. Foram derrotados. Agora, o mesmo no Iraque. Sua opinião pública é manipulada pela mídia governista. Mas, quando os cadáveres chegam, elas se manifestam.
Publicado no Jornal O Tempo em 27/01/07

PAC

Em 1964, Jango caiu porque pregava reformas. Lula quase caiu porque não priorizou ou as subestimou. Há reformas e reformas. As de Jango tinham cunho social e popular. As elites chamavam-nas e as chamam de populistas. As atuais são neoliberais. Têm o aval das elites econômicas nacionais e internacionais. Neste novo modelo, o Estado perde suas funções. Assume o mercado. O PAC, proposto por Lula, não agrada as elites do mercado. Tem hegemonia do Estado.
Publicado na Folha Online em 30/01/07