17 de outubro de 2009

TELEVISÃO

Impressiona o crescimento da pregação evangélica nos canais abertos de televisão. O Brasil caminha na direção de um fundamentalismo religioso evangélico. Por conveniência de políticos interesseiros, são criadas essas situações. Depois fica difícil corrigir. Sarney, para prorrogar seu mandato, distribuiu centenas de concessões de rádio e TV para a bancada evangélica no Congresso. A fatura chegou.
Publicado no Jornal do Brasil em 8/10/09

CONTRAMÃO DA HISTÓRIA

Acompanhando setores da mídia brasileira, impressiona a mesquinharia política e o atraso nessa questão do asilo político em Honduras. Condenam o asilo concedido pelo governo Lula. Um direito reconhecido internacionalmente. Uma posição reacionária e contrária à maioria esmagadora da opinião pública mundial. Esse pessoal está na contramão da história.
Publicado no Diário da Manhã (Goiânia) em 28/09/09

DNA DA DIREITA

O jornal O Globo diz, em sua manchete, que a ONU não correspondeu ao tom que o Brasil esperava na condenação ao governo golpista de Honduras. Será que O Globo possui um medidor de tom (intenção) no seu jornal? Ou será que essa leitura expressa seu desejo e seu DNA de apoio à direita e seus golpistas? O Globo pode ficar sossegado, independente da torcida pelo golpe de algum governo direitista representado na ONU, o mundo todo apoia o asilo concedido pelo Brasil.
Publicado no Diário da Manhã (Goiânia) em 28/09/09

CRISE

Setores da mídia dos Estados Unidos e de países ricos europeus insistem em divulgar que a crise financeira está passando. Não é verdade. Houve uma brutal transferência de recursos públicos para o setor privado. A fatura ainda não chegou. Enfraquecido e desmoralizado, o setor privado desses países só tem uma saída: exportar. Mas, para quem? Os emergentes realinharam seus mercados e não aceitam um retorno ao passado. O capitalismo não reconhece a dialética, mas ela existe.
Publicado no Diário Catarinense em 28/09/09

GOLPE

Honduras retrocede ao século passado. Golpe da classe dominante, autoritária e reacionária que não admite ser contrariada. Lá domina o Congresso e a Suprema Corte e não aceita a opção do eleitor para o executivo.
Publicado no ZERO HORA.com em 28/07/09

População pobre paga mais imposto

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica (IPEA) concluiu o óbvio: o sistema tributário brasileiro contribui para a desigualdade. Quem paga imposto é o pobre (ICMS) e a classe média (IPTU, IPVA, IR). No Brasil, a desigualdade social constitui um quadro surrealista: rico não tem renda. É um pobre coitado, sacrificado com elevados tributos -uma divindade que veio à terra espalhar o bem e dar emprego. Seus minguados recursos devem ser permanentemente aplicados sem tributação. Precisam ter liberdades.
Publicado no Jornal de Brasília em 20/05/08 e no clipping do IPEA