20 de outubro de 2008

GOLPE

Elio Gaspari foi genial no seu artigo sobre os golpes no ar. "Lula não pode ser eleito", era o pensamento dominante das elites. Deu certo em 89, 94 e 98. Mas a insistência e teimosia de Lula prevaleceu em 2002. Agora, a ordem é: "Lula não pode ser reeleito". Essa tradição golpista vem desde a monarquia, com o golpe da maioridade de Pedro II. A República foi um golpe. Estado Novo, Getúlio em 54, Jango em 61 e ditadura em 64. Enfim , uma cultura de golpes.Para essa elite o povo não está preparado para votar.
Publicado no Jornal O Tempo em 18/7/05

Critica à PF

Começam as primeiras críticas as ações da Polícia Federal nos crime do colarinho branco. Estava demorando. Acusam excesso de visibilidade, de fazer ações pirotécnicas, ostensivas, cinematográficas, de ilegalidade e de não dar espaço para a defesa. Interessante que ações muitos mais graves ocorrem diariamente nos bairros populares e favelas, até mesmo com vítimas, e não se tem conhecimento de ações e manifestações condenando arbitrariedades.
Publicado no Jornal O Globo em 14/7/05

Terror em Londres

Politicamente quem saiu fortalecido nesse ato insano e irracional de terror em Londres, durante o encontro do G8? Por acaso a bandeira do protocolo de Kioto? O perdão da dívida de países pobres que irá minorar o sofrimento de milhões de pessoas? Não. Essas questões que o mundo aguardava soluções foram esquecidas e desprezadas. Saiu fortalecida a política ultraconservadora alicerçada na luta antiterror alimentada por Bush.
Publicado no JB Online em 11/7/05

Roberto Jefferson

Enfurecido por ter sido flagrado como mandante da corrupção nos correios, Roberto Jefferson, muda de acusado para acusador. Pelo seu perfil jamais estaria apoiando esse governo, exceto por seu carreirismo, fisiologismo e outros interesses. Retoma seu papel de opositor e presta excelente serviço à oposição. Faz denúncias sem provas, ilações e revela-se um bom ator do mal caráter. Quer desgastar e desmoralizar o governo. Hipocritamente, faz uma defesa pessoal de Lula. Ódio, mesquinharia e interesse pessoal frustado não pode sobrepor-se ao interesse de um país.
Publicado no JB Online em 2/7/05 e Brazilian Press em 9/7/05

DENUNCISMO

Tem-se a clara impressão que esta onda de denuncismo contra o PT e o governo não vai cessar enquanto Lula não desistir de sua candidatura. Até o controle interno externo, que durante a República nunca descobriu falcatrua, resolveu atacar. A oposição (a elite) sempre manifestou que Lula era incompetente para governar o país. Recuaram em sua eleição esperando confirmar a tese. Falharam. Lula vem crescendo. Mas, a oposição não vai desisir.
Publicado no Jornal O Globo em 30/8/05

ESTRATÉGIA

À medida que a CPI avança, fica clara a estratégia da oposição e seus meios de cassar José Dirceu de qualquer maneira. Recorrem a prostitutas, doleiros, políticos corruptos, secretárias venais, etc. Não importa. Por que essa fúria? Muito simples: acabar com o PT e, dessa forma, detornar o governo Lula para 2006. O ideal seria o impeachment de Lula, mas é perigoso. Há o exemplo de Getúlio, onde a oposição golpista teve que esconder-se da fúria popular após seu suicídio. Há também o caso Ibsen Pinheiro condenado injustamente. Volta com mais força. Chantagem e mentira nem sempre dá certo.
Publicado no Jornal O Estaod Maranhão em 19/8/05

CPIs

As CPIs correm o risco de desmoralizarem-se. Diferente da PF e do MP, suas averiguações são partidarizadas, teatrais e eleitorais. Condenam antes da averiguação. Servem para promover venda de jornal e revista. Alegam a busca da ética. Mas, isso não significa a falta de prova e julgamento. Nas duas CPIs contra o PT, a população e a opinião pública desconfiam de tanto denuncismo gratuito eivado de ódio, ressentimento e falta de prova. Nesse caso, tanto a punição quanto a absolvição desmerece o parlamento.

Publicado no O Jornal de Alagoas em 18/8/05 e JB Online em 20/8/05

Reforma política 2

Nelson Jobim, presidente do STF, tem razão: o país ficará ingovernável se tirarem o Lula. Primeiro, falta credibilidade na população em qualquer outro partido que assuma. Se o PT, na sua trajetória ética de 25 anos, tropeça nas armadilhas eleitorais, imagine esses outros partidos viciados. Segundo, a popularidade do primeiro presidente operário é alta. Terceiro, seu governo é bom. Tem índice de aprovação nacional e internacional. O Brasil não aceita golpe. Reforma política sim. Golpe não.
Publicado no Jornal O Tempo em 1/8/05

IRREGULARIDADES

Que atire a primeira pedra o partido imune a irregularidades. Por que então essa campanha deliberadamente orquestrada contra o PT? Condenam antes de julgar. Punem antes de provar. Por acaso o PT é um partido todo puro? Claro que não. Tem falhas como outro qualquer. Mas, é preciso ter prova e haver julgamento. Não é a oposição e seus meios que irão julgar. É precipitada a saída de militantes do PT. Saem impregnados pela maciça campanha antipetista que é, sem dúvida, ideológica e eleitoral.
Publicado no O Jornal de Alagoas em 18/8/05 e no JB Online em 30/9/05

Sistema partidário

Assiste-se na política brasileira a implosão do sistema partidário. Duas razões: primeira, a reforma originária da constituição de 88 ficou presa às mazelas da ditadura. Olhou mais para traz do que para frente. Segunda, não previu a esquerda no poder. A elite não se conforma. Carrega vícios do periodo da guerra fria. Todas as regras de civilidade, até então acordadas, foram desrespeitadas. Criou um impasse para o futuro. Com qualquer partido o país ficará ingovernável.
Publicado no JB Online em 25/9/05