12 de janeiro de 2009

AMAZÔNIA

A Amazônia é atualmente, sem dúvida, uma garantia de vida no planeta. Não é a única, mas decide. O modelo de desenvolvimento capitalista é depredador. Mas, enquanto depredava as relações sociais havia esperança de mudar. Agora, chegou a natureza, ao seu limite. Com a natureza não há acordo, não há negociação. Sua lei é imutável. O desafio da humanidade é mudar há tempo. Parece impossível.
Publicado no Jornal Alebá em 31/08/08

AMAZÔNIA

PRÉ-SAL

Governo Lula deve ficar atento e preparado para responder às intrigas da oposição na questão do pré-sal. Ela vai tentar dividir e desmoralizar o governo. É especialista nessa matéria, pois dispõe de poderosos meios. Riqueza mineral pertence ao país, ao povo, e não a um região produtora. Quem representa o povo é o governo, que foi eleito. Oposição só quando ganhar. Os benefícios do pré-sal são extensivos a todos, e não de um grupo ou minoria. Restrição, exclusão, concentração são princípios da cartilha neoliberal.
Publicado no Jornal O Globo em 30/08/08

OLIMPÍADAS

A grande imprensa faz crítica ao atleta brasileiro que participou da Olimpíada de Pequim. Fala em fracasso, fiasco. Cria expectativa por medalhas visando audiência e leitor. O objetivo é vender jornal e revista. Por que não mobiliza a iniciativa privada para o patrocínio de atleta que luta sozinho com enormes dificuldades? Por que não mostra e compara o montante investido pelo Estado e pelo privado? Defendem tanto a iniciativa privada. Mas, nessa hora só reivindica do setor público. Só querem bônus.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 25/8/08

ELEIÇÕES NOS EUA

Barack Obama, candidato à presidência dos EUA, que se cuide. Faz parte da cultura política americana o assassinato de líderes que ameacem interesses das corporações. São ultraconservadores. O difícil é identificar onde há verdade nas promessas de campanha dos candidatos. Mas, as corporações sabem.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 24/8/08

PETRÓLEO 2

Lula que se cuide. A "maldição do petróleo" vai aprofundar a cobiça dos dependentes: Estados Unidos e Europa. Assiste-se duas guerras resultantes desse miraculoso líquido: Iraque e Geórgia. Duas provocações : Irã e Venezuela. Quando Lula afirma que essa riqueza não ficará na mão de meia dúzia de empresas, mas da população brasileira, provoca ódio de poderosos grupos. Vão apostar tudo em 2010.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 15/08/08

PETRÓLEO

Essa guerra da Rússia com a Geórgia tem o "dedo sujo" norte-americano. A questão é a mesma do Iraque: petróleo. A Geórgia bombardeou a Odisséia do Sul matando, como sempre, civis inocentes. Uma provocação aos russos, com apoio norte-americano e europeu. O que está em jogo é a defesa do oleoduto Baku-Tbilisi--Ceyhan, construido pelos norte-americanos, alternativa ao petróleo do Oriente Médio e distante do território iraniano. Num mundo que a economia está cada vez mais dependente de energia, petróleo virou uma ameaça de invasão e de guerra.
Publicado no Jornal o Tempo em 15/8/08

AUMENTO

Lamentável o aumento de 223% concedido pelo governador do Estado do Rio de Janeiro aos oficiais da PM. Contraria tudo de sério quanto à gestão pública. Uma atitude que afronta a população na violência que atinge todo o Estado. Por que privilegiar um comando que está demonstrando ser um fracasso no combate à violência? Por que castigar e humilhar o praça e soldado que ganham pessimamente e enfrentam diretamente o crime? Por que acirrar mais as diferenças salariais?
Publicado no Jornal O Tempo em 12/8/08

DITADURA

Os militares da reserva que serviram à ditadura cometem um equívoco ao acusarem autoridades do governo Lula de comunistas, subversivos e terroristas. Levantam fichas do Dops e de outros serviços de informação repetindo acusações da época da repressão. Para esses senhores a luta continua. Um erro não corrigido (a tortura e repressão clandestina) perdoou-os(a anistia). Esse é o perigo.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 12/8/08

Ânsia de medalha

Mais uma vez a mídia esportiva, na sua ânsia de audiência, cria um clima de intensa ansiedade para o atleta e para a população com cobrança de medalhas. Será assim nos demais países? Como se sente um atleta antes de entrar em campo com obrigação de ganhar medalha? Se ganhar é herói, se perder, vilão. Onde está a beleza, a importância da competição? Não existe favoritismo absoluto numa olimpíada. Todos são excelentes. No Brasil do futebol, esse comportamento tornou-se uma histeria.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 10/08/08

Tarso Genro

Tarso Genro, ministro da Justiça, não deve recuar nesse embate sobre torturadores do regime militar. É essa atitude covarde da nossa elite intelectual, política e econômica que está na raiz da impunidade reinante em nosso país. Hoje, uma parcela da polícia tortura, julga e condena à morte, principalmente os pobres e os sem defesa. A origem é essa Lei da Anistia, de 1979. Firma-se na cultura brasileira a pergunta: para que leis, julgamentos e prisões para crimes se é permitido torturar e matar?
Publicado no Jornal O Globo em 6/8/08 e Gazeta do Povo do Paraná

EUA e GM

A GM (General Motors) e os Estados Unidos, dois símbolos do capitalismo, só não quebram devido às ramificações constituidas em outros páises. O lastro da economia mundial sustentada no dólar encobre a incompetência de diversos governos no pós-guerra. Bush foi a "pá de cal". A GM norte-americana surfou no petróleo árabe e sobrevive de suas filiais em outros países.
Publicado na Gazeta Online de Vitória em 5/08/08

DANTAS

A justiça norte-americana só conseguiu incriminar e prender Al Capone, um dos maiores gangsters norte-americanos, através da sonegação de impostos. Agora, oito décadas depois, temos o banqueiro brasileiro Daniel Dantas em situação similar. No Brasil, crime financeiro, corrupção, formação de quadrilha e sonegação não levam os ricos para a cadeia. Advogados competentes e legislação processual e penal omissa e burocrática estimulam a impuidade. Vide Maluf.
Publicado no Jornal o Tempo em 16/07/08