3 de agosto de 2010

EUA

Sobre a matéria "Analista é o principal suspeito de vazamento" (Mundo, 29.7), acho que essa história deixa claro que o presidente dos Estados Unidos é o quarto poder. O primeiro é o complexo industrial militar; o segundo, a grande mídia (liderada pelo Jornal "The New York Times"); e o terceiro, as forças ditas de inteligência. É provável que a quinta colocação não seja ocupada nem pelo cidadão norte-americano. Antes vem a Suprema Corte e o Congresso.

Publicado no Jornal O Tempo (MG) em 1/8/10

IRÃ

Toda essa campanha contra o Irã está vinculada às reservas de petróleo do país. Os Estados Unidos têm o controle de Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kwait e Iraque. No Oriente Médio só falta o Irã. Esses campos são os únicos que tem duração de 50 anos. Com este domínio do petróleo, os Estados Unidos controlam o mundo, segundo os neoconservadores americanos. A China e a Coréia Norte não têm essa reserva. Ocorre que esse domínio tem um custo elevado e todo império sempre caiu por ambição desmedida.

Publicado JB em 17/5/10

Mudanças climáticas

Para que as mudanças no clima sejam efetivadas, através de ações nos 192 países, é preciso que a ONU 0u outra instituição assuma seu papel multilateral. Os países que detém artefatos nucleares não podem continuar mandando na ONU, principalmente Estados Unidos. Trata-se de uma questão de vida ou morte no planeta. Dessa vez, o boicote econômico faz-se necessário.

Publicado no Diário de Cuiabá em 23/7/10