14 de maio de 2008

Proteger a Amazônia é tarefa inadiável

Não há tragédia mais grave, atualmente, na face da terra, que as notícias de desmatamento, degelo ou incêndio. Qualquer avanço nesses desastres torna crise econômica coisa menor. todos os países do globo, é claro, tem a sua cota de responsabilidade. Mas, com relação à Amazônia, somente o Brasil pode realizar um conjunto de ações realmente efetivo. Quanto às informações cinetíficas sobre o clima na terra, não há nenhuma explicação ou justificativa para tal desastre. Avida no planeta não pode ficar refém da ganância insaciável de madeireiras, pecuaristas ou agricultores. É inadmissível e inacreditável. Uma blindagem na Amazônia - essa é a única resposta que o governo Lula pode dar ao avanço do desmatamento na região, considerada o "pulmão do mundo".

Publicado no Jornal de Brasília em 25/01/08

Crise Americana é poço sem fundo

Lula tem razão: cadê as regras de eficiência de economia ditadas pelo Citigroup, Merrill Lynch, JBMorgan e outros bancos dos EUA? Cadê as notas de risco que dão aos demais países? Eles estão afundando na própria eficiência, com prejuízos de bilhões de dólares. A diferença é que o FED (o banco central norte-americano)os ajuda com pomposas mesadas.Caso contrário, já teriam naufragados. A armadilha do capitalismo é a sua essência: a busca de lucros exorbitantes.

Publicado no Jornal de Brasília em 17/01/08

Governo não pode ser refém da oposição

O governo Lula não pode ficar refém da oposição e seus meios, seja na economia ou na política. São posições conservadoras, reacionárias e retrógradas. Os que agora são oposição sempre governaram o Brasil. Eles possuem a fórmula do que não deve ser feito. Não aceitam e nunca aceitaram resultados adversos nas urnas. São históricos golpístas. Lula só não caiu, no denuncismo do mensalão,por milagre. Com eles, não existe negociação. Apenas, rendição.

Publicado no Jornal de Brasilia em 10/01/08

Operação Condor

Mais uma vez questionam-se os assassinatos ocorridos durante a ditadura militar. Agora, a cobrança vem da Itália. Nações civilizadas não admitem a omissão das autoridades brasileiras sobre o paradeiro e as circunstâncias desses assassinatos. Argentina e Chile vêm investigando e punindo esses algozes. O Brasil, no mínimo, eve uma satisfação. A Lei da Anistia não pode impedir o reconhecimento histórico dos fatos. Mesmo acobertando criminosos.

Publicado no O Tempo (Belo Horizonte)em 2/01/08

EUA e Paquistão

Sob qualquer análise, os EUA são os principais responsáveis pela crise do Paquistão. Nessas últimas seis décadas, a ingerência americana nos diversos países tem sido um desastre. Até 1989, o argumento era o comunismo. Espionagem, tortura, apoio a golpes militares e civis. Agora,, é o terrorismo. A prática e os métodos continuam.

Publicado no O GLOBO em 1/01/08