4 de novembro de 2008

IMPOSTOS

É uma falácia o argumento que impostos consomem 38% da riqueza nacional. Primeiro, esses recursos não são incinerados. Destinam-se a educação, saúde, segurança, etc. Iniciativas, ao contrário do que pregam os neoliberais, vitais para a riqueza do pais. Segundo, nenhuma nação sobrevive sem imposto. No Brasil, o que há é distorção, pois a produção, o patrimônio, a renda (e não salário), a herança não pagam proporcionalmente à sua riqueza. Isso sim precisa ser reformado. Mas, não é isso que os neoliberais almejam.
Publicado no Jornal de Alagoas em 11/10/04

PROTOCOLO DA VIDA

Protocolo de Kioto é protocolo da vida. Sua ratificação por por 123 países é vital para a vida na terra. É um prosseguimento das decisões adotadas na ECO92, realizada no Rio de Janeriro. Compromete-se a reduzir em 5% (referência ano 1990) as emissões do dióxido de carbono, principal responsavél pelo aquecimento global. Nesses países as emissões totalizam 61%. Estados Unidos responde por 25% dessas emissões e recusa-se a assinar, pois prejudica sua economia. Inacreditável a maior potência apostar no fim do planeta. Vão negociar com quem?
Publicado no Jornal de Alagoas em 7/10/04

REFORMA COMPLEXA

A reforma mais complexa é a tributária. Só há uma ótica: da produção. Seus defensores são empresários, advogados e doutores na matéria. Sutis quando afirmam que o sistema atual desestimula o investimento, inibe o emprego e castiga o consumo. Frase de efeito, bem articulada e de difícil constestação. Usam o emprego e o consumo na sua argumentação. Mas, é uma inverdade. A redução de impostos na produção não significa mais emprego e, muito menos, redução de preços.É uma falácia que qualquer estudo teórico e processo histórico pode comprovar. Produção, emprego e consumo tem tratamentos diferenciados.
Publicado no Jornal de Alagoas em 30/11/04

INCLUSÃO

Não resta dúvida que a pena de morte teria o apoio absoluto da população se nela fosse incluido o criminoso de colarinho branco, ou seja, o corrupto detentor de alto cargo da administração pública ou privada. Mas, isso não ocorre. Só vai preso ladrão de galinha porque não tem advogado. O número de vidas subtraídas em decorrência da corrupção é incomensurável.
Publicado na Folha de S. Paulo em 30/11/03