14 de junho de 2009

AMAZÔNIA

Momento tenso vive a Amazônia. Não há mais tempo a perder nem justificativa de qualquer espécie para seu desmatamento. O Poder Legislativo, em sua maioria, é incompetente e omisso, defende interesses de grupos ruralistas e empresariais, que avançam ávidos por lucros na Amazônia. O Poder Executivo, dependente de uma aliança conservadora, também se omite. A opinião pública é manipulada pela classe dominante. A impressão é que não há saída, mas a fatura virá alta para todos, ricos e pobres.
Publicado no JB em 13/06/09 e Diário da Manhã (Goiânia) em 14/06/09

ESPANTO NEOLIBERAL

Por que o espanto neoliberal com a recessão no Brasil? Por acaso desconhece que o mundo é globalizado? Desconhece que quem quebrou foi o rico (EUA)? Desconhece que no capitalismo o setor produtivo é que dita a regra do jogo? E que quando uma crise está em Marte o empresário suspende a produção e o crédito alegando cautela? Pois bem, graças ao governo popular de Lula a recessão está branda. Não ficou refém da produção e investiu no consumo (tudo que os neoliberais condenam). Apenas isso.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 6/6/09

CRISE VI

A oposição e seus meios insistem em passar para a opinião pública que o governo Lula é responsável pela crise. Primeiro com a ridícula história da marolinha. Como se um presidente devesse aterrorizar a população. Presidente deve passar tranquilidadee tomar as providências cabíveis. E é o que Lula vem fazendo. Ao contrário dos países ricos que injetam recursos (trilhões de dólares) em bancos e empresas falidas, Lula investe no consumo (bolsa família, salário real e crédito consignado), em empregos (PAC, habitação, energia, agricultura). Na realidade, quem provoca a crise no Brasil são empresários medrosos (alegam cautela)que suspendem a produção e desempregam sem piedade.
Publicado no Jornal Diário Catarinense em 29/03/09