7 de julho de 2008

Romancista fala sobre homem-bomba

John Updike lança livro onde expõe a violência que ocorre com os jovens no mundo. Diz em entrevista: "A violência leva jovens ao suicídio. Falam em tiros, mortes, sem qualquer temor ou respeito pela vida dos outros. Desemprego, falta total de perspectiva. Se há Deus, ele deve estar num outro universo. As três grandes religiões negam esperanças. O sofrimento só termina com a morte. São homens-bomba"
Publicado no Jornal de Brasília em 21/03/07

GUERRA FRIA

A vitória de Lula, um operário, para a presidência da República tem efeito muito mais significativo para o Brasil e, até, para o mundo do que se possa avaliar. Primeiro, porque isso só foi possível devido ao fim da guerra fria. Segundo, porque as elites nessa confusão se dividiram. Terceiro, porque subestimaram sua capacidade de derrubar governo, quando lhes conviessem. O operário Lula foi mais esperto e investiu no povão. Agora, assistimos à derrocada do PFL. Sempre governaram. Sem a máquina pública na mão são incompetentes.
Publicado no Jornal de Pernambuco em 26/03/07

Provocação da Inglaterra no Irã

Difícil acreditar que não haja provocação nessa manobra naval da Inglaterra no Irã. A Inglaterra é a maior alaida dos EUA, que faz muita pressão contra o Irã, devido à questão nuclear.
Publicado no Jornal de Brasília em 30/03/07

REFORMA POLÍTICA 3

Lula e o PT no poder provocam muitas contradições na oposição. Os neoliberais não se conformam. Por pouco não tiraram Lula ano passado com a história do mensalão e caixa dois. Agora, levantam a bandeira da fidelidade partidária e o troca-troca de partidos. Tudo isso, sempre foi muito usual e comum enquanto governaram. Entretanto, Lula e o PT erram se não priorizarem a reforma política. É oportunidade única.
Publicado no Jornal O Tempo em 3/04/07

INDENIZAÇÕES, UMA FARSA

O caminho adotado para julgar as vítimas da ditadura militar se transformou numa farsa. Os salários e indenizações milionárias concedidas são um ultraje. Compra de consciência. Esquecem a tortura e correm atrás de milhões. Quem não viveu na época pensa: valeu a pena a ditadura. Oportunistas se enriquecendo. Todas as demissões e questões trabalhistas da época entram na conta da ditadura. É só somar mortes e prisões ocorridas na ditadura e verificar os pedidos de indenizações.
Publicado na Folha Online e no Estado de S. Paulo em 6/07/08

TORTURA

Coronel da reserva, Carlos Alberto Ustra, comandou a tortura e o assassinato durante a ditadura militar. Uma mancha em nossa história que jamais será apagada. A elite brasileira abonou esse crime através de uma farsa que denominou anistia. O Estado brasileiro montou um arsenal de tortura e assassinato com militares e policiais. Do outro lado, cidadãos idealistas sonhavam com um mundo melhor. Certos ou errados, não podiam ser sacrificados sem um julgamento legal. Agora, o coronel acovarda-se. Diz que cumpria ordens.
Publicado no Jornal O Tempo em 1/07/08

Lula 1

Lula vem surpreendendo o mundo político nacional e internacional. São vários os exemplos. Citando apenas três: a relação que mantém com políticos de orientação ideológica antagônica, como Bush e Chaves; a união de países emergentes, também antagônicos, no mundo e na América do Sul; por fim, o comparecimento ao velório de Ruth Cardoso e o abraço em Fernando Henrique. Dá lições na pequenez da política hodierna eivada de interesses ideológicos.
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 1/07/08

Oposição e meios de comunicação

A oposição e seus meios de comunicação, na ansiedade em desmoralizar o governo Lula, confundem fatos e informações. A morte de três jovens sob a responsabilidade do exército, no Rio de Janeiro, não serve de justificativa para questionar a participação das forças armadas na segurança pública urbana. Prisioneiro é prisioneiro em qualquer situação. A questão é outra: nossas forças armadas devem permanecer intocavéis nos quartéis na expectativa de uma guerra externa, até hoje inexistente, enquanto no campo interno a guerra já começou?
Publicado no Jornal O Tempo (BH) em 27/06/08

DESMATAMENTO 2

Será que ainda é possível impedir o desmatamento, a destruição da Amazônia e sua biodiversidade? Difícil. Os desonestos na região são poderosos, tem mandatos. Derrubam ministros. Inexiste ficalização e punição. São cínicos, mentirosos. Usam o argumento de que é possível replantar uma floresta. Um mogno de cem anos e sua biodiversidade não se reconstituem. Impossível. O que importa o futuro, a próxima geração e a vida na terra se já usufruiram?
Publicado na Folha Online em 4/06/08