21 de maio de 2010

PRÉ-SAL I

Está havendo uma politização eleitoral nos royalties do petróleo. O acordo inicial com a base do governo era com referência ao pré-sal e novas descobertas. Os Estados produtores teriam 25%, a União 19%, e os demais Estados e municípios, 44%, obedecendo a critérios do FPE e FPM já existentes. Sérgio Cabral, governador do Rio, quis aparecer cobrando mais, esticando a corda e ofendendo os congressistas. Ibsen Pinheiro, autor da emenda, também quer aparecer. O terrorismo de números de Cabral não ajuda. Ele tem apoio de Lula e da lei, mas é preciso entender a complexidade do problema, esquecer eleição e negociar.
Publicado no blog Hoje em Dia em 24/3/10

IRÃ

Toda essa campanha contra o Irã está vinculada às reservas de petróleo do país. Os Estados Unidos têm o controle de Arábia Saudita, Emirados Árabes, Kwait e Iraque. No Oriente Médio só falta o Irã. Esses campos são os únicos que têm duração de 50 anos. Com este domínio do petróleo, os Estados Unidos controlam o mundo, segundo os neoconservadores americanos. A China e a Coréia do Norte não têm essa reserva. Ocorre que esse domínio tem um custo elevado e todo império sempre caiu por ambição desmedida.
Publicado no JB em 17/5/10

TORTURADORES E O STF

Infelizmente a maioria dos ministros do STF sofreu a pressão e a influência dos conservadores e de seus argumentos pueris a justificar o perdão aos torturadores. A Suprema Corte tremeu diante da história.
Publicado no Estadão.com.br em 2/5/10

IRRESPONSABILIDADE

Impressiona a crise de irresponsabilidade que domina as nações consideradas mais evoluídas. O cassino financeiro que se transformou os EUA, com o aval do governo e do Fed (Banco Central americano). Agora, cinco países da Europa (Grécia, Itália, Irlanda e Portugal) corrompem, endividam e manipulam suas economias com beneplácito da União Européia. E o eleitor? Afinal, tem responsabilidade ou não por essas mazelas?
Publicado no Diário Catarinense em 26/2/10