11 de março de 2011

MOÇÃO CONTRA O IRÃ

É um acinte à inteligência das pessoas mais esclarecidas o Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovar moção contra o Irã nessa questão. Onde estava esse Conselho durante mais de três décadas que não viu esses direitos desrespeitados na Tunísia, Egito, Líbia, Arábia Saudita, Emirados Árabes e outras ditaduras do Oriente Médio e da África? O Irã teve nesses últimos anos eleições onde os governantes tiveram dois terços dos votos. E mesmo que não tivesse, por que dois pesos e duas medidas? EUA, França, Inglaterra, Alemanha, Itália devem explicações ao mundo.
Publicado no blog Hoje em Dia em 28/2/11

DILMA

O governo Dilma precisa encerrar esse ciclo de medo e autoritarismo que ainda existe entre o comando das Forças Armadas e o governo civil. Trata-se de uma herança cultural maldita. A Comissão da Verdade é acima de tudo uma afirmação, com o aval da população, que elegeu uma presidente para esclarecer o que houve com brasileiros desaparecidos. É um direito histórico não só dos familiares, mas de todos.

Publicado na Folha de S. Paulo, Estadao.com.br. e blog do Jam em 11/3/11

CRISE

Muito provavelmente a crise dos países ricos em 2008 vai chegar a todos. É apenas questão de tempo. A desvalorização cambial do dólar, do euro, etc, por exemplo, é uma consequência dessa crise. Não adianta o Brasil questionar. Precisa agir rápido. Interessa continuar fazendo reservas bilionárias de dólares? Interessa manter a alta de juros que, cada vez mais, endivida e fragiliza o país? Por que não retirar, por exemplo, o que for preciso do mercado, através do compulsório? Afinal, a finalidade não é reduzir a demanda? Observação: a China tem elevadas reservas, mas não tem dívida.

Publicado no Diário Catarinense em 11/3/11

PETRÓLEO

EUA e nações ricas da Europa congelaram o atraso nos países árabes, por mais de três décadas, para explorarem seu petróleo. Apoiaram as ditaduras, o analfabetismo, o desemprego, a miséria para manterem no poder testas de ferro, que lhes garantiriam uma energia barata (petróleo). A fatura chegou. Difícil agora saber o seu montante e a forma de pagamento.

Publicado na Senadores na mídia (principais jornais) em 25/02/11 e Estado de S. Paulo em 26/2/11