15 de outubro de 2008

PETRÓLEO E CAPITAL

Petróleo e capitalismo são sócios, inseparáveis, desde o início do século passado. Fica difícil imaginar um sem o outro.Dizem que o amor é cego. O mundo tem cosnciência que as reservas são limitadas. No entanto, sua demanda aumenta. Os Estados Unidos desesperado, invade, desestabiliza ou controla à força os principais produtores. A pergunta é: por quê caminhar em direção ao precipício?
Publicado no Jornal Hoje em Dia em 4/9/05

KATRINA

Nessa tragédia do Katrina, as autoridades americanas não podem acusar o acaso e a fatalidade. O mundo é testemunha que os Estados Unidos alegam prejuízos à sua economia para não assinar o Protocolo de Kioto. A tragédia de Nova Orleans tem ingredientes específicos e graves de desrespeito com a natureza. É com tristeza que o mundo acompanha o castigo imposto pela natureza aos americanos. Oxalá, sirva de alerta enquanto há tempo.
Publicado no JB Online em 1/9/05 e Jornal O Globo em 2/9/05

OPOSIÇÃO

A estratégia da oposição nas investigações das CPIs vai ficando clara: retardar, o máximo , a investigação. Com isso, mantém a artilharia sobre o PT e o governo, com acusações e ameaças levianas sem necessidade de provas. Garante o holofote e sangra o governo, até a eleição, conforme já adiantaram. Como dizia Garrincha, falta combinar com o eleitor.
Publicado no JB Online em 1/9/05 e jornal O Tempo em 2/9/05

Uma verdade vale mais que mil mentiras

Lula em seis minutos denunciou todas as injunções maquiavélicas que, historicamente, existiu e existe contra quem ocupa o poder no Brasil. Getúlio, Jânio e Jango não resistiram. Juscelino conseguiu, com grande sacrifício, cumprir o mandato. Essa realidade cultural na política brasileira merece ser pesquisada e analisada. É impressionante como as elites, através de diversos meios, manipulam a classe média tornando-a raivosa e a pobre desorientando-a.
Publicado no JB Online em 1/9/05

FAVELAS NO RIO

Favela no Rio de Janeiro é um eterno dilema. Urbaniza ou remove? Discussão que completa cinco décadas. As duas alternativas já foram tentadas: Vila Kennedy e Cidade de Deus removidas. Programa "Favela Bairro" urbaniza. Resolveram? Evidentemente que não. Todas as intenções são paliativas. Meia dúzia removida e menos de um décimo urbanizada. Os números impressionam: 1 milhão de pessoas e 250 mil moradias em mais de 500 favelas. As consequências se agravam. Deixou de ser um problema municipal. Envolve segurança nacional.
Publicado no JB Online em 18/10/05

OPOSIÇÃO DESTRAMBELHADA

O PT apanha para ser governo. A oposição é destrambelhada no seu papel. A CPI dos bingos é um exemplo. Domina, mas se perde. Corre o risco de desmoralizar-se. Outro exemplo, vem das críticas em 2003,2004, 2005 denominando o governo Lula de incompetente. O governo bate todos os recordes na economia e no social. A economia atende a burguesia e os de renda baixa: 11,2 milhões de bolsa-família que atende mais de 40 milhões de brasileiros. Com isso indústria e comércio crescem.
Publicado no Jornal Opinião de Alagoas em 12/10/05