16 de junho de 2008

MALUF ESTÁ CERTO

Maluf tem razão quando acredita na justiça brasileira. Todas as provas documentais necessárias para condená-lo foram apresentadas. Desvios de verbas de obras públicas, superfaturamento, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, abertura de conta no exterior com assinatura comprovada, etc. Provas de crime suficientes no Brasil e no exterior. Mas Maluf continua livre, elegível e eleito. Ele está certo!
Publicado no Jornal O Tempo em 28/06/07

Transitar em julgado é um escárnio

Entre muitos exemplos de que a lei detém a paternidade da impunidade, temos o famoso "transitar em julgado". As penalidades só podem ocorrer depois que atingem essa etapa. Ocorre que tendo dinheiro e bons advogados essa etapa nunca chega. É o caso das elites que fizeram as leis. Tudo isso agravado com penalidades ridículas, o criminoso ser primário (ter roubado e ser matador apenas uma vez) e ter residência. Haja impunidade.
Publicado no Jornal de Brasília em 2/07/07

COMPLEXO DO ALEMÃO

Será que acreditam mesmo que a intervenção policial no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, vai acabar com o tráfico? Mais de mil homens, semanas de preparação, 19 mortes, gastos exorbitantes etc. É impressionante a falta de realidade das autoridades. No Rio, são 500 favelas. Multipliquem essa ação. Será difícil entender que o tráfico de drogas, sendo ilegal, no modelo de desenvolvimento capitalista, é impossível de ser exterminado? Ao contrário, ele é agravado porque quem o financia é a própria classe média e alta.
Publicado no Jornal O Tempo em 3/07/07

EUA

Cháves, presidente da Venezuela, tem razão: o maior interessado atualmente em manter esse clima de instabilidade na América do Sul é o Estados Unidos. As Farc cai como uma luva na sua estratégia de agredir, desunir e intimidar os países que não se alinham em sua hegemonia. No Oriente Médio, usa Israel, aqui, a Colômbia.
Publicado no Folha Online em 12/06/08

DOSSIÊ

É impressionante como a oposição e seus meios subestimam o nível de inteligência e de politização da população brasileira. Montam circo desde 2003, quando Lula assumiu. Mas são tão incompetentes que a população não está nem aí. Procuram detornar os principais assessores de Lula (José Dirceu, Palocci e, agora, querem atingir Dilma). O objetivo é claro: isolar Lula para 2010. Como alguém pode acreditar que o governo ( a não ser um X-9) iria montar um dossiê sobre FHC para entregar ao assessor do senador Álvaro Dias, do PSDB. Nos poupem!
Publicado no Jornal O Tempo (BH) em 23/05/08

DESASTRE CLIMÁTICO

Apesar de as evidências apontarem um avanço crescente de desastre climático na terra, prevalece, entre os países, a visão econômica sobre a ambiental. Continua a subestimação aos ambientalistas e aos seus estudos, cada vez mais graves e consistentes, sobre o desastre que se aproxima velozmente. Elevação do mar, seca e declínio de espécies são assustadores. Mas os líderes políticos só se preocupam com o PIB. A demissão de Marina Silva assusta mais ainda.
Publicado na Folha Online em 17/05/08